Microsoft está reinventando seu navegador Edge com agentes de inteligência artificial (IA). Na segunda-feira, a gigante de tecnologia com sede em Redmond anunciou um novo Modo Copilot experimental no Edge, que permite que o navegador potencializado por IA atue como um colaborador para o usuário. O chatbot é capaz de entender o contexto de todas as abas abertas, responder a perguntas dos usuários, comparar produtos, encontrar informações relevantes e muito mais. No futuro, a Microsoft afirma que o agente de IA também será capaz de concluir tarefas de forma autônoma e até realizar compras em nome do usuário.
Em um post no blog, a empresa anunciou o lançamento do novo Modo Copilot no navegador Edge. Assim, o Edge se une a navegadores como o Comet da Perplexity e o Dia da The Browser Company, que oferecem recursos similares. Contudo, a implementação do chatbot pela Microsoft é ligeiramente diferente. Em vez de adicionar um painel lateral acessível de qualquer lugar, foi criada uma aba dedicada ao Copilot, que oferece assistência aos usuários.
Além disso, os usuários podem abrir o chatbot em uma janela dinâmica na parte superior da interface para tarefas específicas de cada aba. A fabricante do Windows afirma que a aba dedicada ao Copilot, que possui uma caixa de texto na parte inferior, inclui recursos de chat, pesquisa e navegação na web. A IA tem contexto e pode coletar dados de qualquer aba aberta para responder às perguntas dos usuários, além de fornecer instruções para certas tarefas.
A Microsoft destacou um exemplo: se um usuário abrir várias abas com diferentes hotéis em uma cidade, ele pode acessar a aba do Copilot e solicitar que a IA encontre a opção mais próxima da praia com uma cozinha completa. O Copilot, então, analisa cada uma das páginas web, verifica os hotéis e apresenta a melhor opção que atende a esses critérios.
Adicionalmente, o Copilot no Edge suporta comandos de voz, permitindo que os usuários falem diretamente seus pedidos. A Microsoft também mencionou dois recursos que serão lançados nas próximas semanas. Primeiro, o Copilot poderá solicitar permissão para acessar o histórico de navegação e credenciais do usuário. Isso permitirá que o agente de IA obtenha contexto adicional sobre as consultas dos usuários e realize tarefas como reserva de hotel ou sugestão de vídeos tutoriais.
Em segundo lugar, o Copilot no navegador Edge em breve será capaz de coletar dados das abas abertas e das que já foram abertas, compreendendo os projetos em que o usuário está trabalhando. Com base nessas informações, conseguirá sugerir os próximos passos para esses projetos. Isso significa que, ao reabrir o navegador, o Copilot exibirá diferentes cartões com informações sobre os projetos e várias abas sugeridas para os próximos passos.
Vale ressaltar que o Modo Copilot está disponível gratuitamente por um tempo limitado em todos os mercados onde o chatbot está acessível, embora a empresa não tenha especificado quanto tempo essa oferta permanecerá gratuita. Este recurso é opcional, podendo ser ativado ou desativado pelos usuários. Aqueles que desejam experimentar essa funcionalidade podem clicar aqui.