Governo Brasileiro Amplia Acesso à Internet para Estudantes de Baixa Renda com o Programa “Internet Brasil”
Em um passo significativo rumo à inclusão digital no país, o programa Internet Brasil, do Ministério das Comunicações (MCom), tem proporcionado acesso gratuito à internet para milhares de alunos de baixa renda em todo o Brasil. Iniciado com a entrega de 62.184 chips no ano passado apenas para o estado do Pará, a iniciativa já beneficiou quase 160 mil jovens em diversas regiões, revelando um compromisso com a educação e a equalização de oportunidades.
O foco do programa é atender estudantes de famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Os beneficiários são alunos que estão matriculados a partir do 3º ano do ensino fundamental até o ensino médio e têm a missão de utilizar a conexão principalmente para fins pedagógicos.
Em 2024, o programa passou a ganhar mais força, com a entrega de 148.931 chips e a adesão de 944 instituições de ensino em 287 municípios de oito estados brasileiros. “A missão dada a nós, pelo presidente Lula, é de promover a inclusão digital das pessoas que não têm acesso à internet e à conectividade no Brasil, em especial estudantes de escolas públicas e a população que está nas áreas mais remotas do país,” declarou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
Cada estudante contemplado com o chip recebe um pacote mensal de dados de 20 GB, o que não só apoia suas atividades educativas, como também pode ser utilizado por suas famílias, ampliando a conectividade em suas casas. Para participar, os alunos precisam já ter um celular para acessar a internet e garantir que seus dados estejam atualizados no CadÚnico.
As secretarias de educação têm um papel crucial nesse processo. Elas são responsáveis por aderir ao programa via o Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec) e indicar as escolas participantes. Somente após esta adesão é que as unidades de ensino podem confirmar sua participação e indicar os alunos que atendem aos critérios necessários.
Perguntas e Respostas sobre o Programa Internet Brasil
1. Quem pode ser beneficiado pelo programa Internet Brasil?
- O programa é destinado a alunos matriculados a partir do 3º ano do ensino fundamental até o ensino médio, que pertençam a famílias cadastradas no CadÚnico e cuja escola participe do programa.
2. Como posso saber se minha escola está participando do programa?
- Os alunos devem verificar com a secretaria da escola se esta se encontra entre as instituições que participam do programa Internet Brasil.
3. Quais são os requisitos para receber o chip?
- O estudante deve estar ativo em suas atividades escolares, ter um celular para acessar a internet e não estar recebendo chips gratuitos de outros programas do governo.
4. Qual é a quantidade de dados disponibilizada mensalmente?
- Cada beneficiário recebe um pacote mensal de 20 GB de dados, destinados a atividades educacionais e uso familiar.
5. O que fazer se não estiver cadastrado no CadÚnico?
- Os interessados devem procurar os serviços sociais do governo municipal ou secretaria de assistência social para se inscrever no CadÚnico, garantindo que seus dados estejam atualizados.