Em Dubai, a secretária-executiva do Ministério das Comunicações, Sônia Faustino, participou do 28º Congresso da União Postal Universal (UPU) e se encontrou com Franklin Castro, secretário-geral da União Postal das Américas, Espanha e Portugal (Upaep). Durante a reunião, discutiram os principais tópicos do evento, que ocorre até 19 de setembro e conta com a presença de representantes de 192 países-membros, com o objetivo de definir políticas e estratégias para o setor postal mundial.
Um dos pontos destacados foi a necessidade de uma regulação de mercado inteligente, que busque equilibrar a concorrência entre os diferentes atores do setor e assegure a universalização dos serviços postais.
Castro também mencionou a possibilidade de que a UPU amplie sua atuação para incluir o setor privado, facilitando uma maior aproximação e entendimento entre os diversos participantes, além de garantir uma participação justa e ampliada dos atores privados na organização.
Outro tema abordado durante o encontro foi a importância da cooperação técnica que a Upaep e a UPU podem oferecer ao Brasil, especialmente ao Ministério das Comunicações. Ambos os órgãos comprometeram-se a dar continuidade à cooperação já existente e a examinar novos projetos que sejam de interesse mútuo.
O 28º Congresso da União Postal Universal, que teve início na última segunda-feira (8), tem como objetivo delinear a estratégia da UPU para o período de 2026 a 2029 e moldar o desenvolvimento dos serviços postais para os próximos quatro anos.
Para mais notícias, acesse o TecMania.