quarta-feira, janeiro 22, 2025
HomeGovernoMinistério das Mulheres marca presença na 1ª Reunião do Comitê Gestor do...

Ministério das Mulheres marca presença na 1ª Reunião do Comitê Gestor do Programa Federal de Combate ao Assédio e à Discriminação

Ministério das Mulheres Participa de Reunião do Comitê Gestor do Programa de Prevenção ao Assédio e Discriminação

Na última segunda-feira, 2 de dezembro, o Ministério das Mulheres (MMulheres) participou da 1ª Reunião do Comitê Gestor do Programa Federal de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação na Administração Pública Federal (PFPEAD). O evento, realizado com a presença de representantes de diversos ministérios, destacou a importância da atuação conjunta de diferentes esferas do poder público no combate a práticas de assédio e discriminação.

A ouvidora do Ministério das Mulheres, Grazielle Carra Dias, enfatizou que a participação da pasta no comitê reafirma o compromisso em enfrentar o assédio no serviço público. "A atuação em conjunto do poder público é fundamental para promover a proteção, sigilo e a garantia de direitos das vítimas", afirmou Dias, sublinhando a relevância de um espaço seguro para que as denúncias possam ser feitas.

O Programa foi instituído por meio de Decreto publicado no Diário Oficial da União em 31 de julho e resulta do trabalho do Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) para o Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação, coordenado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). O PFPEAD visa combater todas as formas de violências decorrentes das relações de trabalho, focando especialmente no assédio moral, sexual e na discriminação, com atenção especial a grupos historicamente vulnerabilizados, como mulheres, indígenas, pessoas negras, idosas, com deficiência e LGBTQIA+.

Entre as ações previstas no programa estão estratégias educativas, gestão humanizada dos ambientes de trabalho, proteção às pessoas denunciantes, além de mecanismos de acolhimento e escuta ativa. O alcance das iniciativas, que abrangem tanto servidores públicos quanto trabalhadores terceirizados, busca proporcionar um ambiente de trabalho mais seguro e respeitoso para todos.

Coordenado pelo MGI, o Comitê Gestor conta com a participação das pastas dos Direitos Humanos e da Cidadania, Igualdade Racial, Educação, Saúde, Trabalho e Emprego, Justiça e Segurança Pública, Povos Indígenas, além da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Advocacia-Geral da União, reforçando a articulação necessária para o sucesso do programa.

O combate ao assédio no ambiente de trabalho é uma questão que demanda atenção e mobilização de toda a sociedade. A implementação do PFPEAD representa um passo significativo para garantir um espaço público mais justo e igualitário.

Perguntas e Respostas

  1. Qual é o objetivo do Programa Federal de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação?
    O programa visa combater todas as formas de violências nas relações de trabalho, focando especialmente no assédio moral, sexual e discriminação, com atenção a grupos vulnerabilizados.

  2. Quem está incluído nas ações do programa?
    As ações são direcionadas tanto a servidores públicos quanto a empregados, incluindo trabalhadores terceirizados na administração pública.

  3. Como o programa pretende proteger as vítimas de assédio?
    O programa inclui estratégias como acolhimento, escuta ativa, proteção de denunciantes e uma gestão humanizada nos espaços de trabalho.

  4. Quais ministérios fazem parte do Comitê Gestor do programa?
    O Comitê é composto por representantes do Ministério das Mulheres, Direitos Humanos e da Cidadania, Igualdade Racial, Educação, Saúde, Trabalho e Emprego, Justiça e Segurança Pública, Povos Indígenas, além da CGU e Advocacia-Geral da União.

  5. Quando foi publicado o Decreto que institui o programa?
    O Decreto que oficializa o Programa Federal de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação foi publicado no Diário Oficial da União em 31 de julho.

Fonte
Para mais notícias continue acompanhando o TecMania.

RELATED ARTICLES
- Publicidade -

Most Popular

Recent Comments