O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e o governo de São Paulo realizam, nesta sexta-feira (5) de setembro, às 16h, o leilão de concessão para as obras do Túnel Santos–Guarujá. Este projeto representa a maior iniciativa do Novo PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) e será o primeiro túnel submerso da América Latina. O evento ocorrerá na sede da B3, em São Paulo.
Com um investimento estimado em R$ 6,8 bilhões, a obra será executada por meio de concessão patrocinada, assegurando a construção e operação do túnel submerso entre as duas cidades do litoral paulista. O túnel terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros imersos, com três faixas em cada sentido, incluindo uma exclusiva para Veículos Leves sobre Trilhos (VLT). Além disso, a nova passagem contará com acessos para pedestres e ciclistas.
Atualmente, a travessia entre Santos e Guarujá é utilizada diariamente por cerca de 21 mil veículos, 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres, que dependem de balsas e catraias. A nova infraestrutura promete oferecer mais rapidez, conforto e segurança à população.
A concessão terá uma vigência de 32 anos, com possibilidade de prorrogação, e será fiscalizada pela Antaq, em colaboração com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), que realizará o acompanhamento do contrato.
Profissionais de imprensa poderão acompanhar o leilão presencialmente ou online (bit.ly/4niVAT6). O credenciamento deve ser solicitado pelo e-mail imprensa@b3.com.br para participação presencial. Ao final da cerimônia, o ministro responderá às perguntas dos jornalistas presentes.
Serviço
- O que: Leilão do Túnel Santos-Guarujá
- Quando: sexta-feira, 5 de setembro
- Horário: 16h
- Local: Sede da B3 – R. Quinze de Novembro, 275, São Paulo (SP)
- Transmissão: TV B3
Para mais notícias, acesse o TecMania.