sábado, setembro 6, 2025
No menu items!
HomeSegurançaMinistério do Empreendedorismo e governo da África do Sul firmam parceria para...

Ministério do Empreendedorismo e governo da África do Sul firmam parceria para fortalecer pequenos negócios

O secretário-executivo do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), Tadeu Alencar, está em missão oficial na África do Sul, onde participa da 1ª Reunião Ministerial Global sobre Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs), evento promovido sob a presidência sul-africana do G20. Durante o evento, a comitiva brasileira se encontrou com a ministra sul-africana Stella Ndabeni-Abrahams para discutir o fortalecimento de parcerias estratégicas no campo do empreendedorismo.

Na reunião bilateral, foi proposta a elaboração de um Memorando de Entendimento (MoU) entre Brasil e África do Sul, voltado para a cooperação técnica em políticas públicas para MPMEs. O foco está em áreas como inovação, digitalização, financiamento, internacionalização, acesso a mercados e inclusão nas cadeias globais de valor. A minuta do acordo deverá ser finalizada nos próximos meses, com previsão de conclusão até novembro, durante a Cúpula do G20, e incluirá ações voltadas ao fortalecimento do artesanato, do empreendedorismo feminino e da economia verde.

“Tivemos uma reunião muito produtiva, dando continuidade ao diálogo iniciado em São Paulo no ano passado. Estabelecemos um roteiro de cooperação e parcerias importantes para aprofundar as relações bilaterais entre Brasil e África do Sul, com foco na inserção das micro e pequenas empresas no comércio internacional e no desenvolvimento com inclusão”, destacou Tadeu Alencar, que representou o ministro Márcio França.

As pequenas empresas desempenham um papel crucial na atividade econômica e na geração de empregos em ambos os países. No Brasil, esse setor representa cerca de 30% do PIB e é responsável por 65% dos postos de trabalho formais. Na África do Sul, as pequenas empresas correspondem a aproximadamente 40% do PIB, gerando entre 60% e 70% dos empregos no setor privado.
Para mais notícias, acesse o TecMania.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments