Colaboratório “Com Elas” é lançado no Distrito Federal para enfrentar o feminicídio
Na última segunda-feira (31), um passo significativo foi dado na luta contra a violência de gênero no Brasil. Foi inaugurado o colaboratório “Com Elas” – Pelo Fim do Feminicídio, em um evento que reuniu diversas autoridades e representantes da sociedade civil no Distrito Federal. A iniciativa, promovida pela Fiocruz Brasília em parceria com movimentos feministas e o Ministério das Mulheres, visa criar um espaço de colaboração intersetorial para o enfrentamento do feminicídio e outras formas de violência contra as mulheres.
A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, presente no lançamento, enfatizou a importância de levar a discussão sobre o Feminicídio Zero a diferentes instituições e espaços da sociedade, como escolas, igrejas e comunidades. “Precisamos mobilizar a sociedade, falar com os homens e buscar as organizações para cessar esse ódio contra nós, mulheres. Queremos um país onde a justiça, a igualdade e a solidariedade sejam princípios básicos de qualquer política pública”, declarou.
Uma das iniciativas do Ministério das Mulheres na campanha nacional pelo Feminicídio Zero incluem um trabalho de conscientização realizado em eventos como campeonatos de futebol, onde clubes se comprometeram a criar planos de ação contra a violência de gênero. A ministro destacou a urgência da erradicação do feminicídio e a necessidade de conscientizar os jovens sobre o problema.
Renata Parreira, representante do Levante Feminista contra o Feminicídio no DF, também trouxe à tona a discussão sobre a complexidade do feminicídio, que está interligado a questões como racismo, capacitismo e LGBTfobia. “A campanha que iniciamos em 25 de março de 2021, com o lema ‘Quem mata uma mulher mata a humanidade, nem pensem em nos matar’, exige do Estado políticas públicas de acolhimento e prevenção ao feminicídio”, afirmou.
O colaboratório “Com Elas” se propõe a desenvolver estratégias variadas, incluindo acolhimento e cuidado para mulheres em situação de violência, capacitação profissional e educação popular em saúde. Além disso, uma das suas metas é criar pesquisas e produzir dados que ajudem na formulação de políticas públicas baseadas em evidências, contribuindo para um atendimento mais humanizado e eficaz.
Somente através do trabalho conjunto e da conscientização social, é que a sociedade poderá, efetivamente, dar um basta à crescente onda de violência contra as mulheres e ao feminicídio.
Perguntas e Respostas sobre o Colaboratório “Com Elas” e o Feminicídio
-
O que é o colaboratório “Com Elas”?
- O colaboratório “Com Elas” é uma iniciativa da Fiocruz Brasília, em parceria com movimentos feministas e o Ministério das Mulheres, que visa acolher e desenvolver ações intersetoriais para combater o feminicídio e a violência de gênero no Distrito Federal.
-
Quais são os principais objetivos do colaboratório?
- Os principais objetivos incluem acolhimento e cuidado para mulheres em situação de violência, capacitação profissional, educação popular em saúde, e a formulação de estratégias para monitorar e desenvolver políticas públicas eficazes.
-
Quem participou do lançamento do colaboratório?
- O evento contou com a presença da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, da deputada federal Erika Kokay, da diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, além de especialistas, gestoras públicas e representantes de movimentos sociais.
-
Como o Ministério das Mulheres está atuando na campanha pelo Feminicídio Zero?
- O ministério tem promovido campanhas de conscientização em diferentes espaços, incluindo escolas e eventos esportivos, e incentivado clubes a criar planos de ação contra a violência de gênero.
- Quais são os desafios enfrentados no combate ao feminicídio?
- Os desafios incluem a necessidade de políticas públicas efetivas, a conscientização da sociedade sobre a gravidade do problema, e o acolhimento às vítimas e suas famílias, além de abordar as intersecções com outras formas de opressão, como racismo e LGBTfobia.
Fonte
Para mais notícias continue acompanhando o TecMania.
Na igreja online temos cultos ao vivo, estudos bíblicos e local para pedidos de orações. Caso você esteja impossibilitado de frequentar uma igreja física por estar acamado, num hospital ou impossibilitado de se locomover por qualquer outro motivo, a igreja online é perfeita pra você. Venha conhecer! https://igrejaonline.com