A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, se reuniu nesta quarta-feira (3) com a bancada feminina da Câmara dos Deputados para convidar as 91 deputadas federais a participarem da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, agendada para ocorrer entre 29 de setembro e 1º de outubro, em Brasília. Lopes enfatizou a necessidade de fortalecer a relação institucional entre os poderes Executivo e Legislativo.
Durante a abertura do encontro, a ministra compartilhou sua trajetória e destacou a importância do diálogo contínuo. “É fundamental que reforcemos esse intercâmbio. Esta é uma ação que busco consolidar em todas as minhas visitas pelo país”, afirmou.
Lopes apontou a Conferência Nacional como um espaço estratégico para discussão e construção coletiva. “A presença de vocês é essencial. Queremos muito contar com as 91 deputadas federais. Haverá painéis sobre o enfrentamento à violência, a participação política das mulheres e outros temas prioritários da nossa agenda”, acrescentou.
A ministra também ressaltou a relevância da articulação entre os níveis federal, estadual e municipal. “Tenho trabalhado para dinamizar essa atuação junto a estados e prefeituras”, comentou, lembrando que, em quatro meses de gestão, já visitou 16 estados e acompanhou a realização de 10 conferências estaduais sobre políticas para as mulheres.
O encontro contou com a presença de importantes figuras do ministério, como a secretária-executiva, Eutália Barbosa; a secretária nacional de Articulação Institucional, Sandra Kennedy; a secretária de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Estela Bezerra; e a secretária de Autonomia Econômica e Política de Cuidados, Rosane Silva. A ministra também elucidou a estrutura do ministério, ressaltando o engajamento das mulheres em espaços de diálogo.
Participaram do encontro as deputadas federais Célia Xakriabá, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, e Jack Rocha, coordenadora-geral dos Direitos da Mulher, além de mais 17 deputadas, totalizando 19 presenças.
Para mais notícias, acesse o TecMania.