Ministra Inaugura Novo Prédio da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense
Niterói, RJ – Na última sexta-feira, 13 de dezembro de 2024, a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, participou da cerimônia de inauguração do novo prédio da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF). O evento sublinhou a importância da colaboração entre o Ministério da Saúde, o Ministério da Educação e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) na formação de profissionais de saúde altamente capacitados e na promoção de avanços científicos para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante a cerimônia, Nísia Trindade enfatizou o trabalho conjunto dos ministérios e do Ebserh para garantir uma residência médica de qualidade, afirmando que esse objetivo só é possível com uma estrutura integrada. "Estamos comprometidos em avançar em uma residência médica de qualidade. Isso só é possível com uma estrutura integrada entre os órgãos", declarou a Ministra.
O novo edifício da Faculdade de Medicina é um resultado do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e de emendas parlamentares da bancada fluminense. A nova estrutura representa um passo significativo na colaboração entre ciência, tecnologia e políticas públicas de saúde, reafirmando o compromisso do governo federal com a inovação e o bem-estar da população. “A valorização das instituições de ensino é uma prioridade transversal para o governo”, ressaltou Nisia, também mencionando o impacto positivo do programa Reuni na reestruturação e ampliação das universidades federais.
A UFF atualmente atende mais de 1.400 alunos em cursos de graduação, pós-graduação e especialização, impactando positivamente a formação futura de profissionais que atuarão no SUS, que já conta com 417.700 médicos, sendo a segunda maior categoria do sistema. “Esses novos talentos terão um impacto direto no cuidado à saúde em todas as regiões do Brasil”, concluiu a ministra Nísia, lançando um desafio aos gestores estaduais e municipais sobre a implementação do Programa Mais Acesso a Especialistas na região.
Ela finalizou seu discurso chamando os gestores locais para se unirem em torno da priorização do acesso à saúde integral, um dos pilares da gestão do presidente Lula.
O evento mark a nova fase de colaboração entre instituições acadêmicas e o governo, ressaltando a importância da formação de profissionais qualificados no setor da saúde.
Perguntas Frequentes
-
Qual é a importância do novo prédio inaugurado na UFF?
- O novo prédio representará um avanço na formação de profissionais de saúde qualificados e no fortalecimento do SUS, permitindo uma melhor estrutura para os cursos de medicina.
-
Como o Ministério da Saúde está envolvido nessa inauguração?
- O Ministério da Saúde, juntamente com o Ministério da Educação e a Ebserh, tem trabalhado para integrar a formação e a qualificação de profissionais da saúde, visando melhorar o atendimento em todo o Brasil.
-
Quantos alunos a UFF atende atualmente?
- A UFF atualmente atende mais de 1.400 alunos em diversos cursos de graduação, pós-graduação e especialização na área de saúde.
-
O que é o Programa Mais Acesso a Especialistas?
- É um programa destinado a facilitar o acesso da população a especialistas em saúde, promovendo uma oferta integral de cuidado e aprimorando os serviços de saúde disponíveis.
- Qual o compromisso do governo com essa nova instituição?
- O governo federal demonstra seu compromisso com a valorização das instituições de ensino e a formação de profissionais saúdem por meio da criação de espaços adequados e programas de apoio ao ensino e à pesquisa.