Na tarde de quarta-feira (3), em Brasília (DF), a ministra da Cultura, Margareth Menezes, recebeu a visita do ator, escritor e roteirista Gregório Duvivier. Durante o encontro, Duvivier foi agraciado com a medalha grau Cavaleiro da Ordem do Mérito Cultural (OMC) em reconhecimento à sua contribuição para a cultura brasileira.
“É com muita honra que entregamos essa comenda da Ordem do Mérito Cultural, em função do seu trabalho”, afirmou a ministra, acompanhada pelo secretário-executivo Márcio Tavares, pelo adjunto Cassius Rosa e pela subsecretária de Espaços e Equipamentos Culturais, Cecília Sá.
Gregório expressou sua felicidade e emoção ao receber a honraria, que havia sido anunciada em março durante uma cerimônia no Edifício Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro. “Receber essa comenda em um governo que está retomando a política cultural é muito significativo, especialmente como comediante, uma categoria frequentemente ignorada pelo Estado. A comédia é muitas vezes vista como o patinho feio das artes. Estou comovido e lisonjeado”, destacou o ator, que é um dos sócio-fundadores da plataforma de humor Porta dos Fundos.
Ele também abordou a relevância da revitalização do Ministério da Cultura e das políticas culturais. “Acredito que a cultura é o leme de um país, essencial para direcionar os destinos. Não existe ministério mais estratégico do que a cultura, que é a verdadeira alma da nação. O Brasil que é conhecido lá fora deve-se à sua cultura; por isso, pensar em políticas culturais é fundamental”, afirmou.
Duvivier está em Brasília para apresentar a peça “O Céu da Língua”, que integra a programação do festival de teatro Cena Contemporânea. O espetáculo, de texto do próprio ator e com direção de Luciana Paes, promove uma reflexão sobre a língua portuguesa e seu papel na formação da cultura e identidade brasileiras.
Para mais notícias, acesse o TecMania.