sábado, setembro 6, 2025
No menu items!
HomeSegurançaMinistro Carlos Fávaro assina acordo para a instalação de 220 novas estações...

Ministro Carlos Fávaro assina acordo para a instalação de 220 novas estações meteorológicas no Brasil

Nesta quarta-feira (3), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, o presidente da Eletrobras, Ivan Monteiro, e o diretor do Inmet, Carlos Jurgielewicz, firmaram dois Acordos de Cooperação Técnica entre o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Eletrobras. A parceria objetiva a expansão e modernização da rede de monitoramento meteorológico em diversos estados.

Serão instaladas 220 novas estações meteorológicas: 90 na área de influência de Furnas e 130 nas bacias dos rios São Francisco e Parnaíba. O investimento, superior a R$ 49 milhões, é oriundo da capitalização da Eletrobras e recebeu a aprovação dos comitês gestores da Conta de Programa de Revitalização (CPR).

Aprovada para reforçar o monitoramento climático em regiões estratégicas, como o reservatório de Furnas e os rios São Francisco e Parnaíba, a iniciativa visa mitigar os efeitos das mudanças climáticas, aumentar a segurança energética e promover a gestão eficiente dos recursos hídricos.

As novas estações fornecerão dados essenciais para a criação de políticas públicas, prevenção de eventos climáticos extremos e planejamento do setor produtivo. O ministro Fávaro afirmou que essas soluções permitirão previsões meteorológicas mais precisas, otimizando recursos e transformando desafios em oportunidades, destacando a colaboração entre sociedade e poder público.

Segundo Ivan Monteiro, a Eletrobras considera o projeto um avanço na modernização da infraestrutura de monitoramento, que trará benefícios diretos para o País. Ele enfatizou a importância de ampliar a rede de monitoramento para fundamentar decisões estratégicas em setores como energia, agricultura e seguros, sempre com foco na responsabilidade ambiental.

O Inmet ficará encarregado de elaborar as especificações técnicas e acompanhar a implantação do projeto, que integrará o acervo da rede nacional de monitoramento. Jurgielewicz ressaltou que essa colaboração elevará a capacidade do Instituto em mais de 30%.

Além de expandir a rede de estações, o investimento possibilitará a conclusão da Sala de Situação e Monitoramento Climático do Inmet, permitindo acompanhamento em tempo real de fatores climáticos, aumentando a qualidade das informações. A capacidade de processamento nos supercomputadores do Ministério também será ampliada, resultando em novos produtos climatológicos.

Com este aporte, o Inmet se consolidará como uma fonte de dados meteorológicos reconhecida nacionalmente, atendendo a setores públicos e privados em tempo real, e ampliando parcerias com entidades de defesa civil e políticas públicas. Atualmente, a rede do Inmet conta com cerca de 566 estações meteorológicas digitais espalhadas pelos 27 estados brasileiros, assegurando o monitoramento do clima em toda a América Latina.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments