O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, realizou uma reunião na tarde desta segunda-feira (1º) com os superintendentes do INSS em Brasília. O encontro teve como foco o fortalecimento da cooperação entre as instituições. Queiroz enfatizou a importância de manter um atendimento de qualidade aos segurados e escutou as demandas dos gestores, comprometendo-se a encaminhar os pedidos feitos.
Durante sua abertura, o ministro destacou a importância da preservação do INSS e se comprometeu a trabalhar na reconstrução da imagem da Previdência Social. “Eu me apaixonei pela Previdência Social. Sou um defensor da Previdência Social, disposto a defendê-la”, afirmou.
Na oportunidade, Queiroz apresentou a Portaria nº 1.725, publicada no Diário Oficial da União, que estabelece a obrigatoriedade do uso de linguagem simples em todos os órgãos e entidades vinculados ao Ministério da Previdência Social. O ministro solicitou que os superintendentes implementem essa diretriz em suas respectivas realidades locais.
O secretário-executivo da pasta, Adroaldo Portal, ressaltou o objetivo do encontro, que é fortalecer o compromisso do Ministério com os gestores. “O trabalho de vocês é essencial. Temos uma janela de oportunidade para fazer uma virada de chave e ajudar a reconstruir a imagem da instituição”, disse.
O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, reconheceu que cada superintendência possui particularidades, incluindo desafios e realidades próprias. Ele elogiou a boa vontade dos superintendentes em auxiliar os segurados e destacou que o maior desafio do Instituto será reconstruir o INSS com o apoio dos servidores.
Os superintendentes tiveram a oportunidade de apresentar as demandas de suas regiões, com ênfase em questões como a valorização dos servidores e a melhoria de sistemas e equipamentos. Vários gestores solicitaram mais reuniões com os gerentes das Agências da Previdência Social. Entre os presentes estavam os superintendentes das regionais Sudeste I (São Paulo), Sudeste II (Minas Gerais), Sudeste III (Rio de Janeiro), Sul, Nordeste e Norte/Centro-Oeste.
Para mais notícias, acesse o TecMania.