George Santoro, Ministro dos Transportes em Exercício, Apresenta Modelo de Concessões Inteligentes Durante Evento no Recife
Na última quinta-feira (14), George Santoro, o Ministro dos Transportes em exercício, participou de um dos mais importantes eventos do setor de infraestrutura do Brasil, o P3C Nordeste, realizado em Recife. Durante a apresentação, Santoro revelou um novo modelo de concessões inteligentes, que promete revolucionar os investimentos em rodovias e ferrovias federais nos próximos anos.
De acordo com Santoro, o Brasil deve observar um crescimento de 120% nos investimentos privados em infraestrutura entre 2023 e 2030, fruto de uma iniciativa do Ministério dos Transportes. O ministério vem se empenhando para estruturar projetos inovadores que atraem o interesse do setor privado. “A carteira do Ministério dos Transportes hoje constitui o que tem de maior no mundo em termos de infraestrutura, o que gera um atrativo considerável para investidores”, afirmou o ministro.
O evento P3C é um ponto de encontro para autoridades, especialistas e investidores, focado em Programas de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e Concessões. Santoro destacou que projetos na região Nordeste têm se mostrado inovadores e a participação do setor privado está em ascensão. Estudos apontam que as PPPs e as concessões podem beneficiar cerca de 56,4 milhões de pessoas na região, inscrevendo-as em um futuro mais acessível e modernizado.
Com relação às concessões inteligentes, Santoro explicou que essa nova modelagem busca fornecer serviços essenciais com um foco maior em qualidade e eficiência. “A ideia é ser uma concessão com poucos serviços agregados, priorizando melhorias no pavimento, sinalização e segurança”. Essa nova abordagem reduzirá custos para os operadores, estimulando pequenos e médios investimentos em infraestrutura.
As concessões terão um período de 10 a 20 anos, sendo que a maior parte dos investimentos será concentrada nos primeiros três anos. “Nosso objetivo é aliviar o orçamento público de encargos relacionados à manutenção, ao mesmo tempo que garantimos vias de alta qualidade com a participação do setor privado”, completou Santoro.
Entre 2025 e 2030, estima-se que cerca de R$337 bilhões sejam investidos em rodovias e ferrovias federais, com 74% desse montante provenientes do setor privado. A aposta é que o novo modelo de concessões atraia uma ampla variedade de operadores para fortalecer a infraestrutura nacional.
Perguntas e Respostas sobre o Modelo de Concessões Inteligentes
1. O que são concessões inteligentes?
Concessões inteligentes são modelos de parceria entre o setor público e privado, focados em projetos que priorizam a eficiência, aumento da qualidade das infraestruturas e redução de custos para os operadores.
2. Quais são os benefícios esperados desse novo modelo?
Os principais benefícios incluem a melhoria da qualidade das rodovias, a redução da carga financeira sobre o orçamento público e a ampliação da participação do setor privado na execução de obras e serviços.
3. Quantos investimentos são esperados no setor de infraestrutura entre 2025 e 2030?
Está previsto um total de R$337 bilhões em investimentos, com a expectativa de que 74% desse valor venha do setor privado.
4. Como as concessões inteligentes vão impactar a região Nordeste?
As projeções indicam que as concessões e PPPs poderão beneficiar cerca de 56,4 milhões de pessoas na região, oferecendo melhor acesso e qualidade nos serviços de infraestrutura.
5. Quem pode participar desses novos projetos de concessões?
Os novos projetos de concessões inteligentes estão abertos a uma ampla gama de operadores, incluindo empresas de médio porte, promovendo a inclusão de diferentes níveis de investimento e experiência no setor.