quarta-feira, janeiro 22, 2025
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Ministro dos Transportes em Exercício, George Santoro, Lança Modelo Inovador de Concessões Inteligentes em Evento no Recife

George Santoro, Ministro dos Transportes em Exercício, Apresenta Modelo de Concessões Inteligentes Durante Evento no Recife

Na última quinta-feira (14), George Santoro, o Ministro dos Transportes em exercício, participou de um dos mais importantes eventos do setor de infraestrutura do Brasil, o P3C Nordeste, realizado em Recife. Durante a apresentação, Santoro revelou um novo modelo de concessões inteligentes, que promete revolucionar os investimentos em rodovias e ferrovias federais nos próximos anos.

De acordo com Santoro, o Brasil deve observar um crescimento de 120% nos investimentos privados em infraestrutura entre 2023 e 2030, fruto de uma iniciativa do Ministério dos Transportes. O ministério vem se empenhando para estruturar projetos inovadores que atraem o interesse do setor privado. “A carteira do Ministério dos Transportes hoje constitui o que tem de maior no mundo em termos de infraestrutura, o que gera um atrativo considerável para investidores”, afirmou o ministro.

O evento P3C é um ponto de encontro para autoridades, especialistas e investidores, focado em Programas de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e Concessões. Santoro destacou que projetos na região Nordeste têm se mostrado inovadores e a participação do setor privado está em ascensão. Estudos apontam que as PPPs e as concessões podem beneficiar cerca de 56,4 milhões de pessoas na região, inscrevendo-as em um futuro mais acessível e modernizado.

Com relação às concessões inteligentes, Santoro explicou que essa nova modelagem busca fornecer serviços essenciais com um foco maior em qualidade e eficiência. “A ideia é ser uma concessão com poucos serviços agregados, priorizando melhorias no pavimento, sinalização e segurança”. Essa nova abordagem reduzirá custos para os operadores, estimulando pequenos e médios investimentos em infraestrutura.

As concessões terão um período de 10 a 20 anos, sendo que a maior parte dos investimentos será concentrada nos primeiros três anos. “Nosso objetivo é aliviar o orçamento público de encargos relacionados à manutenção, ao mesmo tempo que garantimos vias de alta qualidade com a participação do setor privado”, completou Santoro.

Entre 2025 e 2030, estima-se que cerca de R$337 bilhões sejam investidos em rodovias e ferrovias federais, com 74% desse montante provenientes do setor privado. A aposta é que o novo modelo de concessões atraia uma ampla variedade de operadores para fortalecer a infraestrutura nacional.


Perguntas e Respostas sobre o Modelo de Concessões Inteligentes

1. O que são concessões inteligentes?
Concessões inteligentes são modelos de parceria entre o setor público e privado, focados em projetos que priorizam a eficiência, aumento da qualidade das infraestruturas e redução de custos para os operadores.

2. Quais são os benefícios esperados desse novo modelo?
Os principais benefícios incluem a melhoria da qualidade das rodovias, a redução da carga financeira sobre o orçamento público e a ampliação da participação do setor privado na execução de obras e serviços.

3. Quantos investimentos são esperados no setor de infraestrutura entre 2025 e 2030?
Está previsto um total de R$337 bilhões em investimentos, com a expectativa de que 74% desse valor venha do setor privado.

4. Como as concessões inteligentes vão impactar a região Nordeste?
As projeções indicam que as concessões e PPPs poderão beneficiar cerca de 56,4 milhões de pessoas na região, oferecendo melhor acesso e qualidade nos serviços de infraestrutura.

5. Quem pode participar desses novos projetos de concessões?
Os novos projetos de concessões inteligentes estão abertos a uma ampla gama de operadores, incluindo empresas de médio porte, promovendo a inclusão de diferentes níveis de investimento e experiência no setor.

Fonte
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