No Dia Internacional da Juventude, o ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência da República, participou de um evento promovido pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) e pelo Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), nesta terça-feira (12), em Brasília. A cerimônia, que celebra os 20 anos da Política Nacional de Juventude, faz parte da programação do Mês Nacional da Juventude e simboliza um importante diálogo entre o Governo Federal e as juventudes brasileiras.
Durante a ocasião, foram destacados diversos avanços das juventudes nos últimos dois anos. O secretário nacional de Juventude da Secretaria-Geral, Ronald Sorriso, mencionou o aumento nas emissões do ID Jovem, documento destinado a jovens inscritos no CadÚnico, que garante acesso a benefícios como descontos de 50% a 100% em passagens interestaduais e ingressos para cinema e eventos artísticos e esportivos. “Encontramos o ID Jovem com pouco mais de 300 mil jovens inscritos e já alcançamos 1,2 milhão neste ano. O ministro Márcio Macêdo nos desafiou a chegar a 2 milhões até o final do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2026”, afirmou Sorriso.
O ministro Macêdo elogiou os progressos já realizados, mas enfatizou que ainda há espaço para mais avanços. “A juventude que mora em mim tem um plano. Espero que, até o final do governo do presidente Lula, consigamos maximizar a presença de jovens nas escolas, através do programa Pé-de-meia e do ID Jovem, além de aumentar o acesso às universidades. É um plano para que os jovens tenham o direito de trabalhar, estudar e ter oportunidades”, declarou.
Maria Eduarda Vasconcelos, coordenadora de juventude rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário, abordou a reativação do Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural, ressaltando os progressos para os jovens no campo. “O plano havia sido extinto, e nossa missão foi retomar essas políticas públicas. Elaboramos o Plano Nacional após diálogos com as juventudes do campo, movimentos sociais e a sociedade civil organizada, além de um processo de participação social pelo CONDRAF, nosso Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural. Um grupo de trabalho interministerial, com a participação de 16 ministérios, resultou no lançamento do nosso Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural, previsto para 10 de dezembro de 2024”, explicou Maria Eduarda.
Representantes dos ministérios das Mulheres, da Igualdade Racial, do Trabalho e Emprego, assim como da União Nacional dos Estudantes, também apresentaram ações implementadas que melhoraram a vida das juventudes em todo o Brasil nos últimos dois anos.
Para mais notícias, acesse o TecMania.