O ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência da República, estará em Manaus (AM) nesta terça-feira, 19, e quarta-feira, 20, para compromissos relacionados à COP 30. Durante sua visita, participará de uma oficina de diálogo com movimentos sociais e a sociedade civil, focando nos desafios do bioma amazônico em relação à conferência, além de comparecer ao Encontro da Comunidade Científica e Tecnológica da Amazônia com a Presidência da COP 30.
A agenda do dia 19 integra um processo de escutas locais em todos os seis biomas brasileiros, conduzido pelas representantes especiais da COP 30: Janja Lula da Silva (Mulheres), Denise Dora (Direitos Humanos e Transição Justa) e Jurema Werneck (Igualdade Racial e Periferias). O intuito é dialogar sobre os desafios climáticos enfrentados pelas populações que habitam esses biomas, além de ouvir sobre soluções e iniciativas das comunidades locais diante da crise climática. O bioma amazônico é o primeiro a receber as visitas das representantes.
O Encontro da Comunidade Científica e Tecnológica contará com a participação de diversos representantes institucionais, setores da sociedade civil, enviados especiais da COP 30 e membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, para debater a Agenda de Ação das instituições de ensino superior, de pesquisa e de ciência e tecnologia na Amazônia Legal. O evento resultará na entrega a presidência da COP 30 de um documento com as Contribuições da Comunidade Científica da Amazônia para a implementação das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC) do Brasil para o período de 2025 a 2035.
Programação:
19/8 – 14h – Oficina de diálogo com lideranças de movimentos sociais, sociedade civil, pesquisadoras e trabalhadoras sobre os desafios do bioma amazônico para a COP 30
Local: Museu da Amazônia
20/8 – 11h – Encontro da Comunidade Científica e Tecnológica da Amazônia com a Presidência da COP 30
Local: Universidade Federal do Amazonas
Para mais notícias, acesse o TecMania.