O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, participou nesta sexta-feira (22) de uma reunião virtual com a presidente do Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS), Ana Cristina Silveira, e quase 800 membros do órgão. O encontro teve como principal objetivo promover um diálogo a fim de alinhar orientações e procedimentos, garantindo a uniformidade na condução dos trabalhos. “Esse é um momento para conversar e transmitir a todos vocês a mensagem do Governo Federal, do presidente Lula e do Ministério da Previdência Social”, destacou Wolney.
Durante a reunião, Ana Cristina informou que, no primeiro trimestre de 2025, o tempo médio de tramitação de um recurso ultrapassava 400 dias, mas em julho esse prazo foi reduzido para 235 dias. “Esse é um dado relevante que mostra maior celeridade no serviço prestado ao cidadão, mas a presidente Ana Cristina não faz nada sozinha; ela divide esse sucesso com cada um de vocês”, enfatizou Wolney, dirigindo-se aos conselheiros.
Em 2024, o CRPS recebeu 535.843 novos processos do INSS e analisou mais de um milhão de recursos. De janeiro a julho de 2025, o conselho fez 602.409 análises e recebeu 288.308 novos processos do INSS, indicando que a entrega do órgão tem superado mais do que o dobro do volume recebido.
Ana Cristina ressaltou a importância do CRPS, especialmente para a população mais vulnerável, uma vez que a análise dos recursos é feita sem custos para o cidadão. Ela também mencionou que está colaborando com o MPS para melhorar e simplificar a comunicação com os segurados.
O ministro concluiu sua fala afirmando: “A principal mensagem que eu gostaria de transmitir a cada um de vocês é que os números da Previdência Social não são apenas números, são pessoas que têm o direito de ser atendidas da forma mais justa, célere, responsável e humana possível”.
Para mais notícias, acesse o TecMania.