segunda-feira, setembro 8, 2025
No menu items!
HomeSegurançaMinistro Wolney Queiroz se reúne com sindicatos e inicia a criação do...

Ministro Wolney Queiroz se reúne com sindicatos e inicia a criação do Comitê Gestor da Carreira do Seguro Social

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, destacou a importância de valorizar a Carreira do Seguro Social durante a assinatura da proposta para a criação do Comitê Gestor da Carreira do Seguro Social (CGCSS), realizada na segunda-feira (1º), em Brasília. O documento foi assinado também pelas entidades representativas dos servidores do INSS: Fenasps, Condsef e CNTSS. A minuta do decreto será enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assinatura.

O CGCSS, conforme a Lei 10.855/04, que regulamenta a reestruturação da Carreira Previdenciária, será formado por três representantes do Ministério da Previdência Social, três do INSS e seis das entidades representativas dos servidores. O Comitê terá como função discutir pautas que promovam a gestão e modernização da carreira, além de melhorar os serviços públicos à sociedade.

Queiroz enfatizou a necessidade de estabelecer um diálogo ativo com as federações e confederações para uma gestão mais democrática, assegurando que o cargo de ministro possibilita essa proximidade com os servidores e reafirmou seu compromisso com a luta trabalhista.

Na reunião, o ministro ouviu as reivindicações dos servidores que serão abordadas no Comitê, incluindo melhorias nas condições de trabalho, reformulação do Programa de Gestão e Desempenho (PGD), avanços nos sistemas informatizados da autarquia e reestruturação remuneratória.

Durante o encontro, Queiroz divulgou uma “Carta Aberta em defesa da Previdência Social dos brasileiros”, que reitera a busca pelo fortalecimento do sistema previdenciário, enfatizando valores como transparência, justiça e proteção social. No documento, o ministro ressalta a importância do INSS e de seus mais de 18 mil servidores, destacando que são eles os responsáveis por transformar a legislação em ação concreta e manter a confiança da população no atendimento presencial em mais de 1.600 agências em todo o Brasil.

Estiveram presentes na reunião, além dos representantes do governo, membros de diversas confederações e sindicatos, incluindo a Fenasps, UGT, CSB, CUT, FS, CTB, CNI, CNF, CNA, CNM e CNC.
Para mais notícias, acesse o TecMania.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments