sábado, janeiro 18, 2025
HomeGovernoMIR e UNICEF Realizam Seminário Nacional Focado na Primeira Infância e na...

MIR e UNICEF Realizam Seminário Nacional Focado na Primeira Infância e na Luta Antirracista

Seminário Nacional da Primeira Infância Antirracista: Um Passo Fundamental na Luta Contra o Racismo

Na última segunda-feira (25), o Ministério da Igualdade Racial (MIR) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) promoveram o Seminário Nacional da Primeira Infância Antirracista, realizado na sede do Unicef em Brasília. O evento contou com a participação de gestores estaduais de igualdade racial de dezenove estados e do Distrito Federal, além de representantes de ministérios parceiros e especialistas. O objetivo central foi aprofundar discussões sobre o impacto do racismo no desenvolvimento infantil, especialmente de crianças negras e indígenas.

Neste seminário, a formação e mobilização dos gestores se mostraram essenciais para promover a igualdade racial na infância, com foco nas áreas de educação, saúde e assistência social. Os eventos foram projetados para sensibilizar os gestores para atuarem como multiplicadores das ações do Programa Primeira Infância Antirracista em seus respectivos estados.

As mesas de debate foram ricas em troca de experiências sobre como combater o racismo e traçar estratégias para a implementação do projeto no território brasileiro. A importância de integrar uma perspectiva antirracista nas políticas públicas para a primeira infância foi enfatizada, reconhecendo que o racismo afeta diretamente o desenvolvimento das crianças.

Márcia Lima, secretária de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo, destacou a necessidade de ações afirmativas como fundamentais para a promoção de igualdade no acesso ao mercado de trabalho e à educação. "Precisamos trabalhar essa Primeira Infância, esse começo, porque sem isso, não conseguimos mudar", afirmou.

O seminário também marcou um ano de cooperação entre o MIR, Unicef e outros ministérios, por meio do Memorando de Entendimento nº 10/2023, que estabelece ações a serem realizadas nos próximos cinco anos voltadas à capacitação de profissionais sobre os impactos do racismo no desenvolvimento infantil.

Maira Souza, Oficial de Primeira Infância do Unicef, destacou a relevância do encontro, especialmente para debater estratégias em diferentes contextos sociais, uma vez que a manifestação do racismo varia em função das especificidades culturais e sociais de cada região do Brasil.

Além disso, o evento envolveu o projeto Afrotecas da Universidade Federal do Oeste do Pará, que busca valorizar a história e a cultura afro-brasileira, oferecendo livros, jogos e instrumentos musicais para promover o ensino da cultura afro-brasileira e africana.

Dúvidas Frequentes sobre o Seminário e a Primeira Infância Antirracista

  1. Qual é o principal objetivo do Seminário Nacional da Primeira Infância Antirracista?

    • O principal objetivo é discutir e compartilhar experiências sobre como o racismo afeta o desenvolvimento infantil e como promover a igualdade racial na infância nas áreas de educação, saúde e assistência social.
  2. Quem participou do seminário?

    • Participaram gestores estaduais de igualdade racial de dezenove estados e do Distrito Federal, representantes de ministérios, especialistas e membros do Unicef.
  3. O que é o Programa Primeira Infância Antirracista (PIA)?

    • O PIA é um programa que visa promover ações antirracistas e garantir a igualdade de oportunidades para crianças negras e indígenas, reconhecendo os impactos do racismo no desenvolvimento infantil.
  4. Como o racismo impacta o desenvolvimento infantil?

    • O racismo pode afetar o desenvolvimento social, emocional e educacional das crianças, levando a desigualdades que podem persistir ao longo da vida.
  5. Quais são as ações planejadas para o futuro, como resultado desse seminário?
    • Estão previstas ações de capacitação para profissionais de saúde, educação e assistência social sobre racismo, realização de seminários e disseminação de materiais sobre práticas antirracistas nos próximos cinco anos.

Fonte
Para mais notícias continue acompanhando o TecMania.

RELATED ARTICLES
- Publicidade -

Most Popular

Recent Comments