O Grupo de Trabalho de Eólicas Offshore do Ministério de Minas e Energia (MME) realizou, nos dias 18 e 20 do mês em curso, encontros virtuais com especialistas, representantes do setor elétrico e autoridades, visando discutir pontos relevantes para a regulamentação da energia eólica offshore no Brasil.
Os encontros não apenas serviram como um espaço de escuta, mas também proporcionaram uma oportunidade para aprofundar aspectos fundamentais da nova legislação, oferecendo subsídios técnicos e estratégicos ao GT Eólicas Offshore.
Os debates destacaram a relevância da regulamentação como ferramenta para acelerar a transição energética no Brasil, assegurando o alinhamento com as metas de redução de emissões de gases de efeito estufa e aumentando a participação de fontes renováveis na matriz energética nacional.
Participaram das sessões a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica) e a Consultoria RegE, que foram convidadas a apresentar propostas e recomendações para a regulamentação da recém-sancionada Lei nº 15.097/2025, marco legal que estabelece diretrizes e incentivos para a expansão da energia eólica no país.
O Grupo de Trabalho Eólicas Offshore, coordenado pelo MME, visa coordenar iniciativas técnicas voltadas ao desenvolvimento da fonte eólica offshore. Composto por representantes de instituições com competências relacionadas a temas essenciais para projetos eólicos offshore, o GT busca fomentar o crescimento dessa fonte de energia no Brasil.
Para mais notícias, acesse o TecMania.