O Ministério de Minas e Energia (MME) apresentou, na quarta-feira (27/08), os resultados do programa Luz para Todos (LPT) e enfatizou sua relevância na democratização do acesso à energia elétrica no Brasil, durante o evento Rio Climate Action Week (RCAW). Representando o ministro Alexandre Silveira, André Dias, diretor do Departamento de Universalização e Políticas Sociais de Energia Elétrica, participou do painel “Energy Day: Caminhos Setoriais para uma Transição Energética Justa” e destacou que o programa é uma das principais iniciativas de combate à pobreza energética.
Desde sua criação em 2003, o Luz para Todos já beneficiou 3,7 milhões de famílias, o que se traduz em 17,7 milhões de brasileiros com acesso à energia elétrica. “O programa proporciona dignidade, oportunidades e melhora na qualidade de vida para milhões. Persistimos com o objetivo de levar energia elétrica a regiões de difícil acesso, especialmente nas áreas remotas da Amazônia Legal. Nosso compromisso é assegurar que a energia elétrica chegue a todos os lares brasileiros,” afirmou André Dias.
O painel integra os preparativos para a COP30, que ocorrerá em Belém, Pará, em 2025, onde o Brasil deve apresentar seus casos de sucesso em energia renovável e inclusão social, reafirmando sua posição de liderança na transição energética global.
O evento foi promovido pela Global Renewables Alliance (GRA) e pela Global Energy Alliance for People and Planet (GEAPP), contando ainda com a participação da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Neoenergia (Iberdrola), Fundação Amazônia Sustentável (FAS), representantes do setor privado e da sociedade civil.
Para mais notícias, acesse o TecMania.