quinta-feira, agosto 14, 2025
HomeAppsModelo de Estimativa de Idade da IA do YouTube começará a ser...

Modelo de Estimativa de Idade da IA do YouTube começará a ser implementado na próxima semana e adicionará restrições às contas de menores.

O YouTube está se preparando para lançar em breve sua nova ferramenta de estimativa de idade, baseada em inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML). Anunciado em julho, o recurso utiliza diversas métricas de atividade dos usuários para determinar a idade real do usuário. A gigante do streaming afirma que essa funcionalidade irá proteger melhor os menores que fornecem datas de nascimento falsas ao criar suas contas. Se um perfil for considerado pertencente a alguém com menos de 18 anos, a empresa, que é controlada pela Alphabet, aplicará restringirá proativamente o acesso a conteúdos e ativará recursos de bem-estar digital.

No início da implementação, que começa no dia 13 de agosto, o modelo de estimativa de idade será testado nos Estados Unidos para verificar se um usuário é menor de idade. Este modelo de IA/ML não leva em conta a data de nascimento informada pelo usuário ao criar a conta. Em vez disso, usará sinais distintos para analisar a verdadeira idade do usuário.

No mês passado, o YouTube publicou em seu blog que essa tecnologia está sendo implementada para que adolescentes e crianças que utilizam a plataforma de vídeos sejam tratados de forma adequada, conforme suas idades. A ferramenta coleta dados como as buscas realizadas no YouTube, as categorias de vídeos assistidos e a duração da conta.

Caso um perfil seja considerado inferior a 18 anos, o YouTube desabilitará a publicidade personalizada, ativará recursos de bem-estar digital e adicionará restrições nas recomendações de vídeos, limitando também a visualização repetida de certos tipos de conteúdo. A empresa afirma que, dependendo do progresso da ferramenta, ela será expandida para outras regiões.

Reconhecendo que o sistema de IA pode cometer erros, o YouTube informou que, se a conta de um usuário for erroneamente marcada como de adolescente, haverá a opção de verificar a idade por meio de um documento de identidade, envio de uma selfie de verificação ou um cartão de crédito.

Embora a nova funcionalidade tenha o potencial de proteger alguns usuários menores de conteúdo ofensivo e da coleta de dados para publicidade, existe o risco de que pais que reproduzem conteúdos destinados a crianças em suas contas também sejam marcados erroneamente. Assim que um usuário for sinalizado, será necessário verificar sua idade. No entanto, as opções atuais são consideradas invasivas em termos de privacidade, o que pode criar uma situação complicada para aqueles preocupados com a segurança de suas informações.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments