domingo, julho 27, 2025
HomeInternetModelo de IA Open-Source Alibaba Qwen 3 Coder Apresentado com Capacidades Agênticas.

Modelo de IA Open-Source Alibaba Qwen 3 Coder Apresentado com Capacidades Agênticas.

A equipe Qwen da Alibaba lançou um novo modelo de inteligência artificial (IA) para codificação nesta terça-feira. Intitulado Qwen 3 Coder, o modelo possui diversas capacidades agenticais, incluindo codificação agentical, uso de navegador agentical e uso de ferramentas agenticais. Até o momento, os pesquisadores liberaram apenas uma variante do modelo, o Qwen3-Coder-480B-A35B-Instruct, que é a mais poderosa da família. Em termos de desempenho em codificação, a equipe de IA da Alibaba afirma que o modelo de código aberto é comparável ao modelo Claude Sonnet 4, da Anthropic. O novo modelo de linguagem extensa (LLM) está disponível para download local.

Em uma postagem em seu blog, os pesquisadores detalharam a nova ferramenta de codificação agentical. Disponível como código aberto, os interessados podem baixar os pesos pela listagem do Qwen na Hugging Face e no GitHub. O modelo está sob uma licença permissiva Apache 2.0, que permite o uso acadêmico e comercial. Junto ao modelo, também foi disponibilizada uma ferramenta de linha de comando chamada Qwen Code, voltada para a codificação agentical.

No que diz respeito ao modelo, o Qwen 3 Coder é um modelo misto de especialistas (MoE) com 480 bilhões de parâmetros. Desses, 35 bilhões são ativos, com um comprimento de contexto nativo de 256.000 tokens. A janela de contexto pode ser expandida para um milhão de tokens através de métodos de extrapolação. Os pesquisadores destacaram que o modelo suporta codificação agentical, uso de navegador agentical e uso de ferramentas agenticais.

A empresa afirma que o Qwen 3 Coder alcançou desempenho de ponta (SOTA) entre modelos de código aberto na referência SWE-Bench Verified. Aqui, SOTA se refere à pontuação mais alta que anteriormente era inatingível por qualquer outro modelo. A equipe Qwen afirmou que essa pontuação foi obtida ao criar um sistema escalável utilizando a infraestrutura da Alibaba Cloud, capaz de executar 20.000 ambientes independentes em paralelo.

Para permitir a codificação agentical, a equipe também lançou a ferramenta de linha de comando Qwen Code. Desenvolvida a partir do Gemini Code, ela foi equipada com prompts personalizados e protocolos de chamada de função. Essas funcionalidades permitem que o modelo de IA não apenas escreva e edite código, mas também implemente e execute-o em um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE).

Embora o Qwen Code suporte nativamente o modelo de IA Qwen 3 Coder, também pode ser integrado ao kit de desenvolvimento de software (SDK) da OpenAI ao chamar LLMs. Por outro lado, o modelo de codificação Qwen também pode ser utilizado com o Claude Code, embora os desenvolvedores precisem solicitar uma chave de API na plataforma Alibaba Cloud Model Studio.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments