Apple Apresenta o C1: Seu Primeiro Modem 5G In-House com Tecnologia Avançada da TSMC
Apple fez sua estreia no mundo dos modems 5G com o lançamento do iPhone 16e, apresentando o C1, um modem que promete ser o mais eficiente em termos de consumo de energia já desenvolvido para um iPhone. Embora o lançamento tenha gerado entusiasmo, muitos detalhes técnicos sobre o C1 ainda permanecem desconhecidos. Recentemente, surgiram informações reveladoras sobre a tecnologia utilizada na produção deste modem.
Tecnologia de Ponta Empregada na Produção do C1
O modem C1 é produzido em massa utilizando uma combinação das tecnologias de fabricação de 4nm e 7nm da TSMC. De acordo com Johny Srouji, Vice-Presidente Sênior de Tecnologias de Hardware da Apple, a chip de baseband foi fabricado com o processo de 4nm, enquanto o transceptor utiliza a litografia de 7nm. Essa escolha tecnológica levanta perguntas, especialmente em relação ao porquê de não se adotar a mais recente tecnologia de 3nm, que já está em uso nos chips A18 do iPhone 16e.
Uma das razões para essa decisão pode estar relacionada ao custo. O C1 foi desenvolvido não apenas para proporcionar à Apple um controle maior sobre seu hardware e software, mas também para reduzir os custos de componentes e, consequentemente, o preço do iPhone 16e, que começa em US$ 599. Caso a empresa tivesse que depender da tecnologia mais avançada de 3nm ou da Qualcomm, o preço poderia ter sido significativamente maior.
Compromissos de Desempenho: A Ausência do Suporte mmWave
Embora o C1 ofereça promessas de eficiência melhorada que possibilitam uma duração de bateria superior em comparação ao iPhone 16 básico e outros modelos de 6,1 polegadas, a Apple fez algumas concessões. Um dos principais pontos a ser destacado é a ausência do suporte mmWave no C1. Essa tecnologia, presente no modem Snapdragon X71 dos novos iPhones, permite velocidades de download e upload extremamente rápidas.
A Apple também não divulgou métricas de desempenho específicas para seu novo modem, e muitos detalhes sobre suas capacidades só devem ser revelados na medida em que as análises e comparações com outros modems começarem a surgir.
Conclusão
Com o lançamento do modem C1, a Apple dá um passo significativo em sua jornada em direção à autonomia em termos de tecnologia de conectividade. Apesar das limitações, especialmente em comparação com os modems da Qualcomm, a empresa está demonstrando uma determinação de reduzir custos e melhorar a eficiência. Resta saber se o C1 atenderá às expectativas dos consumidores e como ele se comportará no competitivo mercado de smartphones. A expectativa é alta, e apenas o tempo dirá se esta nova era para os modems da Apple será um sucesso ou um desafio.
Fontes: Reuters