MPA libera pagamento do auxílio extraordinário para pescadores da Região Norte nesta segunda (4/11)
O Governo Federal, através do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), anunciou a liberação do Auxílio Extraordinário de R$ 2.824,00 para cerca de 148 mil pescadores e pescadoras da Região Norte. O pagamento, que ocorrerá na próxima segunda-feira, 4 de novembro, tem como objetivo aliviar os impactos severos da seca e da estiagem enfrentados por essas comunidades nos estados do Acre, Amazonas, Pará e Rondônia.
Este benefício será pago em uma única parcela e depositado diretamente nas contas poupança que os beneficiários mantêm na Caixa Econômica Federal ou nas contas digitais abertas automaticamente pelo banco. A Caixa será o agente pagador deste auxílio, que é parte das medidas implementadas pelo MPA para apoiar os pescadores da região.
O Auxílio Extraordinário foi instituído pela Medida Provisória nº 1.263/2024 e destina-se aos trabalhadores que recebem o Seguro-Desemprego do pescador artesanal e residem em municípios da Região Norte que estão em situação de emergência, reconhecida pelo Poder Executivo Federal. Para ser elegível, o pescador deve ter recebido o Seguro-Pescador até o dia 8 de outubro de 2024, data da publicação da MP.
Os beneficiários podem encontrar mais informações sobre o auxílio e as condições de recebimento no site do MPA.
5 Perguntas Frequentes:
-
Quem pode receber o Auxílio Extraordinário?
- O auxílio é destinado a pescadores artesanais que recebem o Seguro-Desemprego e residem em municípios da Região Norte reconhecidos em situação de emergência.
-
Qual é o valor do auxílio?
- Os beneficiários receberão um único pagamento de R$ 2.824,00.
-
Como o pagamento será realizado?
- O valor será depositado diretamente na conta que o beneficiário possui na Caixa Econômica Federal ou em uma conta poupança social digital aberta automaticamente.
-
Quando o auxílio será disponibilizado?
- O pagamento será liberado na segunda-feira, dia 4 de novembro de 2024.
- Onde posso encontrar mais informações sobre o auxílio?
- Informações adicionais podem ser acessadas no site do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).