NetEase Cortará Investimentos e Ameaça o Futuro de Estúdios Japoneses
A gigante de jogos NetEase tem gerado preocupações no setor de desenvolvimento de games fora da China após a recente decisão de cortar investimentos significativos em projetos vindos do Japão. Informações indicam que a empresa, que já demitiu sua equipe do jogo Marvel Rivals apesar do sucesso e da audiência recorde do título, está se afastando de colaborações internacionais, especialmente com estúdios nipônicos.
A situação vem, segundo uma reportagem da Bloomberg, da tendência do bilionário William Ding, fundador da NetEase, de focar em projetos que garantam retornos imediatos. Diferentemente dos anos anteriores, quando ele permitiu que sua equipe liderasse o gerenciamento de estúdios, Ding agora está atuando de forma mais direta nas operações da empresa. Como resultado, estúdios como o Jar of Sparks, nos Estados Unidos, e Ouka, no Japão, foram fechados.
No seio da cultura de games japoneses, figuras renomadas como Toshihiro Nagoshi, criador da série Yakuza, e Suda51, da Grasshopper, também estão enfrentando cortes significativos de orçamento e tempo. Os projetos liderados por esses mestres do design, prometidos com grandes investimentos no passado, têm agora apenas os recursos mínimos necessários para serem concluídos.
O novo direcionamento da NetEase não só impacta a existência de estúdios internacionais como também suscita dúvidas sobre o futuro de projetos de destaque que estão em desenvolvimento. Hiroyushi Kobayashi, um renomado produtor da série Resident Evil, pode nunca obter a chance de ver seu jogo de estreia pela GPTRACK50 lançado, uma vez que a NetEase não garantiu apoio para marketing ou financiamento de novos títulos.
Durante uma recente reunião, Ding reconheceu a importância de “estúdios de alta qualidade e criadores-mestres”, mas não especificou quais seriam as futuras restrições orçamentárias ou a mudança de foco para operações na China. Essa incerteza deixa muitos profissionais da indústria de games em alerta e prejudica a colaboração criativa que sempre foi um forte pilar das produções japonesas.
À medida que NetEase faz movimentos estratégicos para se concentrar em seu mercado doméstico, a ameaça a estúdios e criadores no Japão se torna cada vez mais real, levantando discussões sobre o futuro do desenvolvimento de jogos e a diversidade criativa na indústria global.