O Ministério das Mulheres reafirmou seu compromisso com a democracia e a participação plural das mulheres na Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres de São Paulo.
Nos últimos dias, a Comissão Organizadora Nacional buscou dialogar com a Comissão Estadual para garantir um processo amplo e representativo, alinhado às diretrizes da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM).
Com o anúncio de que a etapa estadual da Conferência, marcada para os dias 21 e 22 de agosto, ocorreria virtualmente, a Comissão Nacional enfatizou a importância da realização do evento de forma presencial, visando maior eficácia e legitimidade na participação das mulheres de São Paulo.
Após quase uma década sem conferências dedicadas às políticas para as mulheres, a urgência da presença ativa dessas mulheres no processo se torna ainda mais clara.
A Conferência Nacional é um marco vital para a promoção da igualdade de gênero, servindo como um espaço de diálogo e negociação que orienta a formulação de políticas públicas essenciais para a vida feminina.
Nesse contexto, as diversas vozes femininas serão ouvidas e reconhecidas, permitindo que as políticas reflitam as realidades e demandas das mulheres em todo o Brasil, alinhadas à Constituição de 1988, que consagrou a democracia participativa e a igualdade de direitos.
O Ministério das Mulheres reafirma seu apoio à participação presencial e ao controle social efetivo das mulheres nos processos conferenciais em São Paulo.
Esse é o propósito que guia a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres: Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas.
Brasília, 26 de agosto de 2025.
MINISTÉRIO DAS MULHERES
Para mais notícias, acesse o TecMania.