Você se lembra do alvoroço causado pelo tamanho da NVIDIA GeForce RTX 4090 em seu lançamento? Apesar de suas dimensões imponentes, um modder dedicado da China resolveu inovar e instalou essa placa de vídeo colossal em um notebook, que acabou pesando quase 7 kg, e até 8 kg quando incluímos a fonte.
O equipamento utilizado pelo modder conhecido como “A Beginner Who Likes Overclocking” não é um laptop qualquer. Ele foi projetado com um processador AMD Ryzen 9 7950X3D, uma placa-mãe mini-ITX ROG Strix B650i, o que sugere que se trata de um workstation em formato de notebook. A máquina “desktop móvel” vem equipada com 32 GB de RAM DDR5-6800 e um SSD Intel Optane P5800.
Isto significa que a RTX 4090 consegue funcionar com desempenho máximo nesse notebook, embora dependa de uma fonte externa para operar continuamente. Portanto, é como ter um PC desktop, mas em um design compacto e portátil.
A versão da RTX 4090 utilizada nesse projeto é uma customização, especificamente desenhada como um modelo blowers. E, como evidenciado nas imagens, toda a estrutura do notebook passou por modificações para acomodar a placa. Além disso, foi incorporado um sistema de som personalizado ao design.
Notebook com RTX 4090 desktop não é tão quente
Em testes realizados pelo modder, o sistema se manteve estável durante os jogos. Ao rodar Naraka Bladepoint, a GPU de 450W manteve uma temperatura de apenas 70°C, um ótimo resultado dado o tamanho reduzido do projeto.
Vale notar que a versão da GeForce RTX 4090 para notebooks possui especificações inferiores à sua contraparte de desktop, o que resulta em um desempenho mais modesto durante jogos. De fato, a GPU móvel se aproxima da RTX 4080 desktop em termos de desempenho, apesar das diferenças nos clocks, TDP e velocidades das memórias, que são inferiores.
No final das contas, mesmo a GPU topo de linha para notebooks ainda não alcança os níveis de desempenho da RTX 4080 para PCs de mesa, mas fica mais próxima da RTX 4070 Ti SUPER nos jogos. Sendo assim, este notebook modificado supera amplamente um modelo comum que utiliza a GPU mobile, além de contar com componentes que são projetados para laptops.
A NVIDIA GeForce RTX 4090 está gradualmente sendo descontinuada, tornando-se cada vez mais difícil de encontrar em alguns mercados, à medida que sua sucessora, a RTX 5090, começa a surgir.
Fonte: Videocardz
e o tdp só aumentando
NVIDIA GeForce RTX 5090 terá 32 GB em 512-bit e consumo de 600W [RUMOR]