Volkswagen Amarok: Nova geração com base em picape chinesa
A Volkswagen confirmou a chegada da nova geração da Amarok ao Brasil, prevista para ser produzida na Argentina. Uma surpresa para os entusiastas foi a escolha da plataforma: ao contrário do esperado, a nova picape não será desenvolvida sobre a base da Ford Ranger, mas sim da Maxus Terron, uma picape chinesa da SAIC, parceira da Volkswagen na China.
Embora a base seja originária da Maxus, a Volkswagen promete fazer profundas adaptações para incorporar seu DNA à picape e atender melhor às expectativas dos consumidores latinos. O motor da Maxus Terron, um 2.5 Turbodiesel de quatro cilindros, oferece 224 cv e 53 kgfm de torque. Em comparação, a atual geração da Amarok conta com um robusto motor V6 3.0, que entrega 258 cv e 59,1 kgfm de torque. Este fator pode influenciar a Volkswagen a manter o motor V6 no novo modelo, além de considerar outras opções de motorização de seu portfólio.
Outras características que devem ser integradas incluem um sistema de tração 4×4 sob demanda, uma suspensão traseira multilink de eixo rígido e rodas de 20 polegadas. As dimensões da nova Amarok também serão generosas, com 5,50 m de comprimento e 3,30 m de entre-eixos, superando rivais como a Toyota Hilux e a própria Ford Ranger.
Em termos de tecnologia, o modelo promete um painel moderno com grandes telas digitais integradas para o quadro de instrumentos e a central multimídia, além de um moderno sistema de assistência ao motorista, que inclui estacionamento semi-autônomo e controle de cruzeiro.
Enquanto a Volkswagen se prepara para o lançamento da nova Amarok, a SAIC já anunciou planos para lançar a Maxus Terron no Brasil em 2025. O mercado de picapes no país está em alta, com um crescimento de 8% em 2024, enquanto a Hilux segue na liderança de vendas, com mais de 45 mil unidades emplacadas. Em contraste, a atual geração da Amarok vendeu apenas 7.328 unidades, posicionando-se na 12ª colocação no ranking dos modelos mais vendidos.
Com essa movimentação no mercado, a expectativa é alta para a nova Amarok e sua luta por espaço em um segmento competitivo.