Intel Lança Desafios à AMD com Novas Gerações de Processadores para Consoles Portáteis
A Intel, conhecida por sua presença marcante no mercado de processadores, está se preparando para desafiar a liderança da AMD no setor de consoles portáteis, amplamente dominado por suas APUs Ryzen. Em uma entrevista ao Laptopmag, Robert Hallock, responsável pelo marketing técnico e produtos de IA da Intel, detalhou as iniciativas da empresa para ampliar sua participação nesse segmento com as novas gerações de processadores: Panther Lake e Arrow Lake H.
Os consoles portáteis ganharão uma nova cara com o lançamento do Arrow Lake H, uma versão mobile do Intel Core Ultra 200. Esses chips prometem oferecer um desempenho gráfico similar ao que é esperado dos processadores Lunar Lake, porém com um limite de consumo energético de até 30W. Essa estratégia visa proporcionar às fabricantes uma variedade de opções de design ao equipar seus dispositivos.
Hallock garante que a Intel está empenhada em apoiar seus parceiros. "Estamos implementando programas internos para oferecer mais assistência no direcionamento desse perfil de desempenho, visto que os dispositivos portáteis ainda são algo relativamente novo para a maioria", comentou. A empresa tem trabalhado também no fornecimento de protótipos e kits de desenvolvimento para que desenvolvedores de jogos possam se familiarizar com as novas plataformas.
Ele destacou que muitos desenvolvedores tendem a se concentrar apenas em ambientes com os quais estão confortáveis, o que pode limitar a inovação em novos formatos de jogos. "Estamos capacitando os desenvolvedores com dispositivos portáteis, incentivando uma abordagem mais ampla no desenvolvimento", acrescentou.
Outra mudança significativa está na arquitetura dos novos processadores. Os Panther Lake, sucessores dos modelos anteriores, não terão mais memória integrada, uma decisão que Hallock afirmou ser um aprendizado da empresa. "Agora, os fabricantes poderão personalizar a memória em suas plataformas, além de contarem com tecnologias que ajudarão a compensar essa modificação e a economizar energia", afirmou.
A Intel mantém um apelo aos fabricantes de dispositivos portáteis e desenvolvedores de jogos para que se juntem à empresa na otimização desses novos processadores para jogos móveis. A estratégia visa estimular a criação de uma gama mais diversificada de jogos e experiências em consoles portáteis, refletindo o crescente interesse do mercado por esse tipo de dispositivo.
Enquanto isso, a AMD continua sendo a principal fornecedora de hardware para consoles portáteis. Com essa nova movimentação da Intel, o cenário promete ser ainda mais competitivo, trazendo inovações e opções para consumidores e fabricantes.
Para mais detalhes e atualizações sobre tecnologia, siga o Canaltech no WhatsApp.