domingo, janeiro 19, 2025
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Novo Recurso de Busca por Voz no GOV.BR Promove Inclusão Digital

Inclusão Digital para Pessoas com Deficiência: NOVA Ferramenta do GOV.BR Facilita o Acesso a Serviços Públicos

No Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou uma importante novidade: a implementação de uma ferramenta de busca por voz no portal do GOV.BR. Com essa nova funcionalidade, os usuários poderão pesquisar entre mais de 4.300 serviços digitais, promovendo uma inclusão digital mais efetiva para pessoas com deficiência, especialmente aquelas que fazem uso de dispositivos móveis.

A tecnologia foi pensada para facilitar a vida de indivíduos com deficiência visual e aqueles que têm dificuldade em usar o teclado, permitindo que a busca por serviços seja feita com mais facilidade. “Nós temos um olhar de não deixar ninguém para trás na transformação digital. Esta funcionalidade vai simplificar a vida tanto das pessoas com deficiência visual quanto daquelas que possuem alguma dificuldade em digitar, pois queremos que o GOV.BR facilite o dia a dia de todas as pessoas”, afirmou Rogério Mascarenhas, secretário de Governo Digital.

Acesso Prático e Abrangente

Para utilizar a nova ferramenta, os usuários devem acessar o portal GOV.BR através de dispositivos com Android, que são os mais comuns entre os brasileiros, utilizando navegadores como Chrome e Edge. Em breve, a funcionalidade também estará disponível para dispositivos iOS e no navegador Safari.

Além dessa inovação, o MGI se comprometeu a desenvolver outras funcionalidades para aprimorar a experiência do usuário. Entre as novidades esperadas para 2024, estão o uso da câmera traseira do celular e o reconhecimento facial por comando de voz, direcionadas a melhorar o acesso para pessoas com deficiência, idosos e usuários de celulares mais antigos.

No total, já existem mais de 162 milhões de usuários no portal GOV.BR, o que demonstra a relevância e a necessidade de tais ferramentas inclusivas. De acordo com o MGI, a inclusão digital é uma prioridade, e outros recursos, como melhorias na plataforma VLibras, estão em desenvolvimento para garantir que conteúdos multimídia sejam acessíveis a pessoas surdas.

Esclarecendo Dúvidas Sobre a Funcionalidade do GOV.BR

A seguir, apresentamos algumas perguntas e respostas que podem esclarecer as principais dúvidas sobre a nova funcionalidade de busca por voz do GOV.BR:

  1. Como posso acessar a nova funcionalidade de busca por voz?

    Resposta: Acesse o Portal GOV.BR em dispositivos Android ou navegadores como Chrome e Edge e clique no ícone de microfone no campo de pesquisa "O que você procura?".

  2. A busca por voz está disponível para todos os tipos de dispositivos?

    Resposta: Atualmente, a funcionalidade está disponível apenas para dispositivos Android. A previsão é que, futuramente, ela também funcione em dispositivos iOS e navegadores como Safari.

  3. Essa nova funcionalidade é destinada apenas a pessoas com deficiência?

    Resposta: Embora a funcionalidade tenha sido desenvolvida com foco na inclusão de pessoas com deficiência visual e dificuldades motoras, qualquer usuário pode se beneficiar dela.

  4. A busca por voz é válida para todos os serviços oferecidos no GOV.BR?

    Resposta: Sim, a busca por voz abrange os mais de 4.300 serviços digitais disponíveis no portal.

  5. Quais outras melhorias estão previstas para o GOV.BR?

    Resposta: Em 2024, estão programadas melhorias significativas, como o uso da câmera de celular para reconhecimento facial e comandos de voz, visando facilitar ainda mais o acesso a serviços públicos para todos os cidadãos, especialmente pessoas com deficiência e idosos.

O lançamento dessa ferramenta representa um grande passo em direção à inclusão digital, reafirmando o compromisso do governo em tornar acessíveis os serviços públicos a todas as pessoas.

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