NVIDIA Lança DLSS 4: Um Salto em Performance e Gráficos para Jogos
No cenário em constante evolução dos jogos eletrônicos, a NVIDIA acaba de dar um grande passo com o lançamento do DLSS 4, uma versão revolucionária de sua tecnologia de upscaling, que promete levar a taxa de quadros e qualidade gráfica a um novo patamar. A novidade chega com o driver 572.47 e já está disponível em títulos como Indiana Jones e o Grande Círculo, com a integração em Delta Force: Black Hawk Down programada para acontecer amanhã.
Novidades do DLSS 4
O DLSS 4 traz como principal inovação o Multi Frame Generation (MFG), que utiliza um novo modelo de Inteligência Artificial baseado em transformers. Isso resulta em uma qualidade de imagem significativamente aprimorada em relação ao modelo anterior, que se baseava em redes neurais convolucionais (CNN). Os usuários das GPUs da linha GeForce RTX 50 poderão alcançar taxas de quadros muito mais altas, enquanto os modelos RTX 40 também se beneficiam dessa atualização, apresentando uma nova abordagem de Frame Generation que melhora o desempenho e reduz o consumo de memória de vídeo.
Indiana Jones e seus Gráficos Aprimorados
Além do suporte ao DLSS 4, Indiana Jones and the Great Circle recebeu uma grande atualização gráfica. O jogo agora conta com sombras que utilizam ray tracing completo, garantindo um nível de realismo sem precedentes. Os proprietários de placas RTX podem ativar o DLSS Ray Reconstruction, que substitui múltiplos denoisers tradicionais por um único modelo de IA da NVIDIA, aumentando a nitidez das superfícies, sombras e iluminação.
Com mais de 4 milhões de jogadores, Indiana Jones se destaca não apenas pela jogabilidade, mas também pela qualidade gráfica. Contudo, um detalhe intrigante é o adiamento da tecnologia RTX Hair, que estava prometida para esta atualização, mas não foi incluída.
Delta Force: Black Hawk Down e Outras Novidades
Logo após a estreia do DLSS 4 em Indiana Jones, o próximo título a receber a tecnologia será Delta Force: Black Hawk Down, um dos games de tiro mais esperados pela Team Jade. Segundo a NVIDIA, a GeForce RTX 5090 pode alcançar impressionantes 265.9 FPS em média com o DLSS Super Resolution no modo Performance.
Além disso, Marvel Rivals, da NetEase, e outros jogos como Lost Records: Bloom & Rage Part 1 e Like a Dragon: Pirate Yakuza in Hawaii, já estão otimizados para as novas tecnologias de DLSS, Frame Generation e DLAA. O MMORPG coreano Legend of Ymir, desenvolvido na Unreal Engine 5, também surge como um dos primeiros a adotar o DLSS 4.
Melhorias Adicionais e Estabilidade
Hoje também marca a disponibilização do novo Game Ready Driver, versão 572.47. Além de otimizar as novas funcionalidades do DLSS 4, essa atualização promete correções de estabilidade, especialmente para problemas com monitores que falhavam ao sair do modo de suspensão prolongada.
Com o lançamento da GeForce RTX 5070 Ti, os usuários da GPU têm acesso imediato às inovações mais recentes, reafirmando o compromisso da NVIDIA em manter seus produtos na vanguarda da tecnologia de jogos.
A chegada do DLSS 4 é um testemunho do impacto contínuo que a NVIDIA tem sobre a indústria de jogos AAA. Com a tecnologia se expandindo rapidamente, o DLSS 4 promete elevar as experiências dos jogadores a um novo nível.
Leia Também:
- Cyberpunk 2077: O Primeiro Game a Explorar o Suporte para NVIDIA DLSS 4
- AMD FSR 4: Um Potencial Concorrente para o DLSS? Primeiras Impressões!
- Pesquisa Revela: Indiana Jones em Destaque pelos Gráficos de 2024
O futuro dos jogos parece mais brilhante do que nunca com estas inovações em tecnologia gráfica.