Atualização (28/07/2025) – EB
O chip NVIDIA N1x já demonstrou desempenho superior a alguns modelos da AMD e Intel em testes vazados, e um benchmark recente do Geekbench revelou que sua GPU integrada promete ser bastante poderosa. Comparativamente, a GPU pode até superar a do Apple M3 Max e da AMD Radeon 890M.
Samsung teria recusado parceria com a NVIDIA
Rumores indicam que a Samsung teria rejeitado uma colaboração com a NVIDIA em áreas de fabricação, processamento e memória.
AMD Radeon RX 9070 XT vs. RTX 5080
A AMD Radeon RX 9070 XT superou a RTX 5080 em testes iniciais com recursos de IA da NVIDIA.
A GPU integrada do NVIDIA N1x alcançou 46.361 pontos no Geekbench OpenCL, impulsionada pela arquitetura Blackwell, que conta com 6.144 núcleos CUDA. Essa arquitetura guarda semelhanças com a NVIDIA RTX 5070 de desktop, embora sem memória dedicada e com uma frequência limitada a 1,05 GHz.
Fontes sugerem que a CPU possui 20 núcleos ARM, dispostos em dois clusters de 10 núcleos, todos baseados na arquitetura Grace da NVIDIA. Com um TDP previsto de 120W, o chip deverá ser direcionado a notebooks de alto desempenho.
Embora seus resultados sejam impressionantes, é importante notar que a unidade analisada no Geekbench é uma amostra inicial que ainda carece de drivers otimizados, podendo atingir frequências mais elevadas na versão final, resultando em um desempenho ainda melhor.
A data de apresentação do N1x ainda é incerta, mas é possível que sua estreia ocorra no início de 2026, durante a CES.
Atualização (11/06/2025 às 13h45) — RD
NVIDIA N1x: chip para notebooks Windows em teste vazado
Após meses de especulações, o suposto chip NVIDIA N1x para computadores Windows foi encontrado em um resultado animador no banco de dados do Geekbench 6. Equipado em um sistema da HP, curiosamente utilizando uma distribuição Linux, ele demonstrou um desempenho alto, capaz de competir com os mais recentes chips da AMD, Intel e Qualcomm.
O teste revelou que o N1x estava acompanhado de 120 GB de RAM, provavelmente dividido entre 128 GB totais com parte dedicada à GPU, e executando o sistema operacional Ubuntu 24.04.1 LTS, o que é curioso, já que o componente é supostamente destinado a PCs Windows.
As especificações indicam semelhanças com o GB10, que se destina a mini workstations de IA. Nesse caso, a CPU contém 20 núcleos, sendo 10 Cortex-X925 de alta performance e 10 Cortex-A725 de alto desempenho, com velocidades que podem chegar a 4,051 GHz.
O processador obteve 3.096 pontos em single-core e 18.837 em multi-core, posicionando-se de forma competitiva em relação a CPUs contemporâneas de concorrentes significativos. Enquanto isso, o Intel Core Ultra 9 275HX atingiu 3.001 pontos em single-core e 20.451 em multi-core, e o AMD Ryzen AI MAX+ 395 alcançou 2.968 pontos e 20.613 pontos, respectivamente. Se os números da NVIDIA se mantiverem na transição para Windows, a marca pode agitar o mercado de PCs.
O lançamento do N1x, junto ao modelo mais simples NVIDIA N1, foi inicialmente esperado para a Computex 2025, mas rumores indicam que esse anúncio foi adiado. Novos vazamentos sobre as especificações do N1x devem surgir nas próximas semanas.
NVIDIA N1x: chip para notebooks Windows é encontrado em vaga da Lenovo
O primeiro chip da NVIDIA voltado para notebooks Windows pode ter sido vazado em menções em publicações em sites da Lenovo. Nomeado "NVIDIA N1x", a plataforma está prevista para a série Yoga 2 em 1, a ser lançada em 2025, e pode fortalecer os esforços da Microsoft para o Windows On ARM.
A primeira menção ao N1x surgiu de um leaker ao comentar sobre números de modelos de notebooks da Lenovo. Aparentemente, o chip "N1x" estaria presente na série 2 em 1 da linha Yoga.
Essas informações foram corroboradas por declarações do CEO da NVIDIA, Jensen Huang, que abordou o Project DIGITS, um mini PC com Linux que explora o chip GB10 Grace Blackwell Superchip, desenvolvido em colaboração com a MediaTek. Huang sugeriu que há planos ambiciosos para desktops, embora sem detalhes claros.
Com o desenvolvimento de um processador sendo complexo, há uma chance de que o GB10 sirva de base para o NVIDIA N1x, apesar de cortes que garantam um preço acessível. Caso o N1x seja lançado ainda este ano, novos detalhes e especificações serão revelados em breve.