Nvidia nega ter recebido intimação do Departamento de Justiça dos EUA em investigação antitruste de IA

Nvidia afirmou na última quarta-feira que não recebeu uma intimação formal do Departamento de Justiça (DOJ) dos EUA em relação à investigação antitruste no setor de Inteligência Artificial (IA), segundo informou a Bloomberg. A empresa está em comunicação com o DOJ, mas ao contrário dos relatos de que teria recebido uma intimação, a Nvidia apenas foi solicitada a fornecer informações através de uma demanda investigativa civil (CID).

As autoridades antitruste estão analisando se a Nvidia tem praticado ações anticompetitivas no mercado de IA, forçando os clientes a utilizar exclusivamente seus processadores de IA. Isso incluiria atrasar pedidos de clientes que não usam exclusivamente suas GPUs de IA, dificultando a migração para processadores de concorrentes como AMD e Intel, e pressionar provedores de nuvem a comprar GPUs juntamente com equipamentos de rede da Nvidia. Além disso, há acusações de a Nvidia cobrar mais por produtos de rede quando os clientes escolhem chips de IA de outros fabricantes.

Outro ponto de interesse na investigação é a aquisição da RunAI pela Nvidia, visto que o software de gerenciamento de carga de trabalho de IA da RunAI tornaria difícil para data centers utilizarem GPUs de outras marcas.

A Nvidia nega todas essas alegações e a investigação segue em andamento. Fique atento ao TecMania para mais atualizações sobre essa e outras notícias do mundo da tecnologia.

Sobre Alan 10584 Artigos
Apaixonado por tecnologia e viciado em séries, que escreve para o TecMania nas horas vagas. Jogador amador de Fortnite que nunca aprendeu a construir no game rs.