A Apple está começando a disponibilizar o seu primeiro chatbot de suporte com inteligência artificial (IA) para alguns usuários. De acordo com um relatório, o chatbot, denominado Assistente de Suporte, pode ser encontrado no aplicativo Apple Support e foi desenvolvido para auxiliar os usuários em questões comuns relacionadas aos dispositivos e serviços da empresa. A funcionalidade visa oferecer uma resolução imediata para os problemas, reduzindo o tempo de espera por um atendente humano.
Conforme apurado pelo site MacRumors, alguns usuários de iPhone já podem acessar esse recurso no aplicativo Apple Support. O chatbot aparece como uma guia separada ao lado da opção de Atividades na barra de navegação do app. Um membro da comunidade MacRumors, Gaitlyn, informou que, ao abrir o aplicativo e clicar na guia Chat pela primeira vez, surge uma nova tela com uma breve descrição da funcionalidade.
De acordo com capturas de tela compartilhadas pelo usuário, a tela inicial exibe a mensagem “Converse com o Suporte”, seguida de um aviso informando que o chatbot está disponível em uma prévia inicial. A Apple menciona: “Experimente nosso recurso de chat automatizado, uma nova maneira de encontrar soluções rapidamente.”
Destacando sua utilidade, a gigante da tecnologia afirma que o Assistente de Suporte pode resolver questões comuns relacionadas aos produtos e serviços da Apple. Quando o chatbot não consegue encontrar uma solução, ele conecta automaticamente os usuários a Especialistas da Apple.
A empresa também ressalta que o chatbot é uma funcionalidade experimental e pode cometer erros. Além disso, um aviso indica que a Apple pode usar informações da conversa com o chatbot, assim como dados do dispositivo e da conta, para entender melhor os problemas, fornecer “respostas relevantes” e aprimorar o chatbot. Não está claro se os usuários podem desativar essa coleta de dados.
O chatbot, conforme relatado, não responde a questionamentos fora do escopo de suporte da Apple. Caso os usuários fiquem insatisfeitos com as respostas, também é possível escalar a questão para um atendente humano, informa a MacRumors. Atualmente, não se sabe por quanto tempo essa prévia inicial estará disponível e quando mais usuários terão acesso ao Assistente de Suporte.