sexta-feira, julho 25, 2025
HomeNotíciasO Galaxy S25 Ultra custa mais para ser produzido do que o...

O Galaxy S25 Ultra custa mais para ser produzido do que o S24 Ultra e o S23 Ultra, mesmo com a redução nos custos de câmera e tela.

A Galaxy S25 Ultra da Samsung, lançada em janeiro de 2025, revela-se mais cara de produzir que seus antecessores, apesar de seu preço inicial continuar em $1.299. Um novo relatório da Counterpoint Research esclarece as razões por trás desse aumento nos custos e como a Samsung mantém o preço de varejo estável.

Segundo a análise da Counterpoint, o custo dos materiais (Bill of Materials – BoM) da versão com 12GB de RAM e 512GB de armazenamento do Galaxy S25 Ultra é 3,4% superior ao da S24 Ultra, representando um aumento maior do que o modesto incremento verificado entre a S23 Ultra e a S24 Ultra.

O principal responsável por esses custos elevados é o novo chip Snapdragon 8 Elite, desenvolvido com a tecnologia de 3nm da TSMC e incorporando a CPU Oryon da Qualcomm. Apenas esse componente é responsável por um aumento de 21% nos custos do sistema em um chip (SoC). A ausência do Exynos 2500, que se esperava ser uma alternativa mais econômica, provavelmente contribuiu para a alta dos custos gerais.

Embora alguns componentes tenham visto aumentos, outros mostraram tendência de queda. O custo do quadro de titânio, introduzido com a S24 Ultra, começou a diminuir à medida que os processos de produção se amadurecem. Os preços dos displays também apresentaram leve redução, graças a uma melhor eficiência na fabricação.

Por outro lado, a Samsung conseguiu reduzir mais de 10% nos custos de conectividade ao consolidar componentes de rádio, trocando soluções mais antigas e complicadas por um transceptor de chip único. A configuração da câmera, mesmo com a adição de uma lente ultrawide de 50MP, acabou custando menos no total, favorecida pela transição de uma lente periscópica com zoom de 10x para uma com zoom de 5x.

No geral, o aumento de 3,4% nos custos do BoM do S25 Ultra reflete uma combinação de pequenas melhorias e decisões estratégicas de economia. A Samsung parece estar equilibrando inovação e acessibilidade, mantendo o aparelho competitivo sem elevar drasticamente os preços para os consumidores.

Resta saber se essa estratégia se manterá em modelos futuros, mas, por enquanto, a Samsung parece estar absorvendo os custos crescentes onde mais importa.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments