O Google Chrome está introduzindo um novo recurso de inteligência artificial (IA) que auxiliará os usuários a tomar decisões informadas durante a compra de produtos online. Na última segunda-feira, a gigante da tecnologia com sede em Mountain View anunciou resumos de lojas impulsionados por IA, os quais fornecerão aos usuários informações relevantes sobre os produtos ao acessarem uma página de produto em um site de comércio eletrônico. A ferramenta de IA obtém dados do Google Shopping e de outros sites de revisão populares, conforme informou a empresa. Essa funcionalidade de compras online está atualmente disponível apenas nos Estados Unidos e pode ser acessada pelo aplicativo desktop.
Em um post no blog, a empresa detalhou como utilizar os novos resumos de lojas baseados em IA. Como mencionado, esse recurso está disponível apenas em inglês e apenas nos Estados Unidos. A funcionalidade ainda não está acessível por meio dos aplicativos móveis.
Para acessar o recurso, os usuários deverão clicar no ícone de alternância localizado à esquerda da barra de endereços. O ícone contém opções como Configurações, Cookies e dados do site, e Conexão segura. Usuários elegíveis verão uma nova opção de Avaliações de loja ao estarem em uma página de produto em um site de comércio eletrônico.
Com base em capturas de tela compartilhadas pela empresa, a ferramenta de IA resume a opinião geral de indivíduos que já adquiriram o produto, enfocando aspectos como atendimento ao cliente, qualidade do produto, envio, preços e devoluções. Além disso, também apresenta uma avaliação do produto. Ressalte-se que a janela menciona que os resumos gerados por IA são compilados a partir de sites de revisão independentes como TrustPilot, ScamAdvisor, Google, entre outros. Os usuários também poderão fornecer feedback sobre a utilidade do resumo.
Além disso, o Google Chrome para iOS está facilitando a gestão dos dados de navegação para contas organizacionais e pessoais. A empresa também está aprimorando o processo de login, eliminando a necessidade de desconectar e reconectar conforme a tarefa. O navegador agora informará o usuário quando ele entrar em uma experiência gerida pela organização. A empresa destaca que as instituições ainda terão controle sobre as informações e a maneira como elas são tratadas.