O Google adicionou um novo recurso nos aplicativos móveis do Gemini, permitindo que os usuários reproduzam os Resumos de Áudio, uma funcionalidade que foi primeiro introduzida no NotebookLM e posteriormente levada ao Gemini no início deste ano. No entanto, até então, os usuários do aplicativo Gemini podiam enviar um arquivo para gerar uma conversa em formato de podcast, mas a reprodução do arquivo de áudio não era suportada dentro do aplicativo. Para ouvir o áudio, era necessário acessar o site do chatbot de IA. Para resolver essa limitação, a gigante da tecnologia incorporou um player de mídia inline no aplicativo.
Detectada inicialmente pelo 9to5Google, a nova funcionalidade está agora disponível para todos os usuários do Gemini globalmente, incluindo aqueles que utilizam a versão gratuita da plataforma. Assim, ao enviarem um arquivo para gerar um Resumo de Áudio, os usuários verão um novo player interativo na tela que permitirá a reprodução do arquivo.
Como mostrado na imagem acima, o novo player de mídia conta com uma barra de busca, botões de Play/Pause, opções para retroceder e avançar 10 segundos, além de permitir ajustar a velocidade da fala entre 0,5x e 2x. Adicionalmente, um botão de download permite que os usuários baixem o arquivo e o reproduzam localmente por meio de um aplicativo de terceiros.
Vale destacar que, com os Resumos de Áudio, o Gemini é capaz de gerar uma discussão em formato de podcast entre dois apresentadores de IA (um masculino e um feminino). Esses apresentadores discutem o tema de maneira conversacional, acrescentam suas reações e oferecem informações complementares, que provavelmente são extraídas da internet. A geração de um Resumo de Áudio pode levar até cinco minutos, dependendo do tamanho do arquivo e da extensão do texto.
Os Resumos de Áudio ganharam popularidade no ano passado, quando a funcionalidade foi lançada inicialmente no NotebookLM do Google. Desde então, a empresa expandiu o recurso para o aplicativo do NotebookLM e para as versões web e móveis do Gemini, além de rumores de que a gigante da tecnologia com sede em Mountain View também está testando essa funcionalidade para Resumos de IA na busca.