domingo, setembro 7, 2025
No menu items!
HomeSegurançaO governo do Brasil divulga a criação do primeiro hospital público inteligente...

O governo do Brasil divulga a criação do primeiro hospital público inteligente do país

O Governo do Brasil anunciou a criação do Instituto Tecnológico de Medicina Inteligente (ITMI-Brasil), primeiro hospital público inteligente do país, que será instalado no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo. Com tecnologia avançada, incluindo inteligência artificial, ambulâncias conectadas em 5G e telessaúde, o objetivo é reduzir o tempo de atendimento em situações críticas de 17 horas para apenas 2 horas.

O projeto, resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde, a USP e o Governo de São Paulo, contará com um investimento de US$ 320 milhões do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB-Brics). O novo hospital terá 800 leitos para emergências, atendendo adultos e crianças nas áreas de neurologia, neurocirurgia, cardiologia e terapia intensiva. As atividades têm previsão de início para o final de 2027.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que a iniciativa fortalece o Sistema Único de Saúde (SUS) e promove melhorias na vida da população. “O hospital inteligente permitirá integração em todas as etapas do atendimento, garantindo cuidados mais rápidos, eficazes e humanos”, afirmou Padilha.

A nova unidade busca reduzir o tempo de espera por atendimento especializado e melhorar a eficiência no diagnóstico de enfermidades como AVC e infartos. A ênfase será na eficiência operacional e no atendimento humanizado, com a combinação de alta tecnologia e cuidado acolhedor.

Paulo Pêgo, vice-presidente do Conselho Diretor do HCFMUSP, enfatizou que o projeto representa um avanço rumo a um cuidado em saúde mais ágil e preciso, sustentado pela ciência e responsabilidade pública. Além da assistência ao paciente, o ITMI também funcionará como um centro de pesquisa e formação de profissionais nas áreas de saúde digital e inteligência artificial.

O projeto prevê a construção de um edifício de 150 mil m², alinhado a padrões internacionais de sustentabilidade e segurança, com infraestrutura avançada e ambientes humanizados. Um investimento adicional será destinado à criação de uma rede nacional de UTIs inteligentes em dez capitais, conectadas ao hospital da USP, utilizando inteligência artificial para monitoramento em tempo real e suporte clínico.

O Ministério da Saúde criou um Grupo de Trabalho para coordenar a implementação do ITMI-Brasil, que integra os investimentos da Nova Indústria Brasil e estratégias de transformação digital até 2033, totalizando mais de R$ 4,4 bilhões em inovação e pesquisa na saúde.
Para mais notícias, acesse o TecMania.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments