terça-feira, setembro 9, 2025
No menu items!
HomeSegurançaO II Fórum Regional sobre Proteção Integrada de Fronteiras Arco Sul-Sudeste discute...

O II Fórum Regional sobre Proteção Integrada de Fronteiras Arco Sul-Sudeste discute orçamento para segurança pública

Brasília, 28/08/2025 – A diretora de gestão do Fundo Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Camila Pintarelli, apresentou as potencialidades da boa governança orçamentária para o financiamento de ações de segurança na fronteira seca do Brasil, durante o II Fórum Regional sobre Proteção Integrada de Fronteiras Arco Sul-Sudeste, realizado em Itaipú, Foz do Iguaçu (PR). A fala ocorreu em um painel conjunto com o Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).

Camila destacou a relevância crescente dos recursos do FNSP no custeio das operações de segurança pública. Desde 2019, afirmou, foram investidos mais de R$ 2 bilhões em ações integradas com as forças de segurança estaduais, com ênfase nas operações de proteção às fronteiras.

“Por muito tempo, discutir orçamento, gestão ou logística na segurança pública foi algo relegado. A hora de colocar esse tema em pauta e debater a construção de uma governança orçamentária que integre todos os elementos desse quebra-cabeça é agora. Sem orçamento, não há política pública”, afirmou Pintarelli.

Durante sua apresentação, a diretora sugeriu a criação de um fórum transnacional para discutir a construção orçamentária em segurança pública nas fronteiras, permitindo uma alocação racional de recursos entre os países e a harmonização de ações e resultados.

O evento, realizado na sede da Itaipu Binacional, aborda desafios de segurança pública na região fronteiriça, inova ao incluir um painel focado em financiamento e fontes de recursos para essas iniciativas. Camila Pintarelli compartilhou o palco com a vice-presidente do Fonplata, Carolina Vera.

Organizado pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, o evento teve início na quarta-feira (27) e se encerra nesta quinta-feira (28). O objetivo é promover um diálogo entre governo e sociedade civil sobre estratégias para aprimorar as políticas públicas de proteção integrada nas fronteiras do arco Sul-Sudeste, abordando questões como o combate ao tráfico de drogas e crimes transfronteiriços.

Além de fomentar um debate multidisciplinar sobre defesa e segurança nacional, o fórum integra um ciclo de discussões que visa fortalecer a segurança, o desenvolvimento sustentável, a integração regional e os direitos humanos. O primeiro evento dessa série ocorreu em Manaus (AM), em setembro de 2024, e os debates são planejados para subsidiar políticas públicas relacionadas às fronteiras, além de apoiar os Gabinetes de Gestão Integrada de Fronteiras (GGIFs).
Para mais notícias, acesse o TecMania.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments