O Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) foi um dos vencedores do Prêmio Agilidade Brasil 2025, que reconhece instituições públicas e privadas pela prática de inovação e agilidade. O órgão foi premiado na categoria Órgãos Federais com o case “PDCA Ágil e Transparente: Ciclos Curtos para uma Gestão Responsiva”.
Os indicados são analisados por especialistas e gestores de todo o país, levando em consideração critérios como resultados e impactos, grau de desafio, inovação em práticas ágeis e aprendizado gerado. Além do troféu, o case do MPO agora integra o ranking dos Cases mais Ágeis do Brasil e recebe um selo digital que destaca os projetos de maior relevância na administração pública.
A proposta modernizou o processo de gestão estratégica do MPO, incorporando metodologias como BSC e OKR, com acompanhamento em ciclos mensais e anuais. O projeto utiliza a Plataforma Veredas, que automatiza a gestão de cronogramas e indicadores, funcionando como um repositório de informações estratégicas, além do Relatório de Gestão Trimestral, que inovou a prestação periódica de contas no governo federal.
“O prêmio coroa o esforço do MPO em tornar o Plano Estratégico Institucional uma referência para as ações do Ministério. Nosso compromisso é garantir um plano que reflita a realidade, com metas audaciosas e de curto prazo, e que respeite a sociedade por meio da prestação de contas em ciclos curtos,” declarou Gustavo Guimarães, Secretário-Executivo do MPO.
A cerimônia de premiação ocorreu nesta terça-feira (26), em Brasília, durante o Agile Trends GOV 2025.
Para mais notícias, acesse o TecMania.