Hoje, terça-feira (26), mais de 5 milhões de estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental participam da primeira fase da 4ª Olimpíada Mirim-OBMEP. No total, a competição contará com 5.067.172 alunos, provenientes de 34.980 escolas públicas e privadas em todo o Brasil. Esse número é um recorde e reflete um crescimento de aproximadamente 15% em comparação aos 4,4 milhões de inscritos da edição de 2024, demonstrando o interesse crescente das instituições de ensino pela iniciativa.
A Olimpíada Mirim, organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que está sob a tutela do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), visa estimular o gosto das crianças pela matemática através de desafios lúdicos e criativos. Além disso, busca incentivar os professores dos anos iniciais a adotarem metodologias mais dinâmicas no ensino da matéria.
“A cada nova edição, a Olimpíada Mirim-OBMEP evidencia que a matemática pode ser uma grande aliada na formação das crianças. É gratificante ver como este projeto contribui para desenvolver a autoconfiança dos alunos, valorizar o trabalho dos professores e aproximar a escola de um aprendizado mais inovador e transformador”, afirma Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA.
A competição é realizada em duas etapas, ambas aplicadas pelas escolas. A primeira fase consiste em uma prova classificatória com 15 questões de múltipla escolha. Os alunos aprovados avançam para a segunda fase, marcada para 11 de novembro, que também terá 15 questões objetivas. Cada prova terá duração de 1h30, com conteúdos adaptados ao nível escolar dos participantes, divididos em Mirim 1 (2º e 3º ano) e Mirim 2 (4º e 5º ano). Os alunos que se destacarem receberão certificados digitais equivalentes às medalhas de ouro, prata e bronze.
Inaugurada em 2022, a Olimpíada Mirim é inspirada na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e é destinada aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Sua realização é promovida pelo IMPA, com o apoio da B3 Social, da CAPES e do CNPq, enquanto a promoção fica a cargo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).