Atualização (31/07/2025) – EB
A Samsung está implementando várias mudanças no modo DeX na One UI 8. Recentemente, foi revelado que a interface terá um novo design inspirado no modo desktop do Android 16. Além disso, tornou-se possível reabilitar o suporte para o uso do DeX em PCs que operam com Windows, Mac ou Linux.
Galaxy S25 FE pode ter lançamento antecipado, confirma executivo da Samsung
O executivo da Samsung confirmou que o Galaxy S25 FE pode ter seu lançamento antecipado.
Galaxy S26 Pro e S26 Edge devem ganhar baterias maiores, indica vazamento
Vazamentos indicam que o Galaxy S26 Pro e o S26 Edge devem vir equipados com baterias de maior capacidade.
Embora a opção que reabilita o modo DeX em computadores não seja oficialmente suportada pela Samsung, ela funciona adequadamente em qualquer PC e smartphone que utilize a One UI 8. Para acessá-la, os usuários podem utilizar a ferramenta scrcpy, disponível gratuitamente no Github, que é uma versão de código aberto do aplicativo Samsung DeX, que foi descontinuado.
Dentre as vantagens do scrcpy, destacam-se:
- Software gratuito e de código aberto.
- Suporte para Windows, macOS e Linux.
- Exibição do DeX com taxa de atualização de 30 a 120 fps.
- Latência entre 30 e 70 ms.
- Início rápido (menos de 1 segundo para exibir a imagem ao iniciar).
- Dispensa a instalação de aplicativos adicionais no smartphone.
- Não requer uma conta para uso.
- Sem anúncios.
- Funciona sem conexão à internet.
- Suporta controle, mouse e teclado.
- Oferece espelhamento de câmera.
- Sincronização de área de transferência.
- Permite espelhamento de tela com o display do celular desligado.
- Gravação de tela integrada.
- Espelhamento de áudio para PC.
Os interessados podem baixar o scrcpy pelo repositório oficial no Github. Após a instalação, é necessário configurar o ADB e abrir o prompt de comando ou terminal para executar o seguinte comando, personalizando as medidas de resolução:
scrcpy --new-display=1920x1080/284
Caso o ADB não esteja instalado, é possível baixá-lo no portal de desenvolvedores do Android.
One UI 8: modo DeX ganha visual reestilizado com base no desktop do Android 16
O Samsung DeX apresenta um visual redesenhado para o modo DeX da One UI 8 com Android 16. O recurso, que já existe há uma década, foi atualizado com algumas mudanças sutis em comparação à versão anterior. Apesar de a nova experiência manter semelhanças, foram adicionados novos elementos ao Painel Rápido. Uma mudança significativa foi a remoção da guia dedicada ao DeX nas configurações, que aparecia ao conectar o dispositivo a um monitor externo.
Outro aspecto importante é que o botão para sair do modo DeX não está mais na gaveta de aplicativos. A gaveta de apps agora rola na orientação vertical e a barra de tarefas reflete as aplicações organizadas na tela do smartphone. Além disso, algumas opções do botão direito do mouse foram removidas ao clicar na área de trabalho e na barra de tarefas, permitindo a visualização de elementos de interface quando os aplicativos de vídeo estão no modo de tela cheia.
Com isso, o modo DeX da Samsung se apresenta de forma mais completa em relação à interface do desktop no Android 16. No entanto, muitos usuários podem não notar diferenças significativas entre as versões anterior e atual do recurso. É importante ressaltar que o Galaxy Z Flip 7 possui suporte tanto para o modo DeX com fio quanto sem fio.