quarta-feira, janeiro 22, 2025
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Otimizações podem liberar R$ 110 bilhões para revitalização de rodovias, afirma Renan Filho em encontro com Lula

Otimizações podem gerar R$ 110 bi para retomada de obras em importantes rodovias do país, destaca Renan Filho em evento com Lula

Em uma iniciativa que promete revitalizar a infraestrutura rodoviária brasileira, o Governo Federal anunciou seu Programa de Otimização de Contratos de Concessão de Rodovias, coordenado pelo Ministério dos Transportes. Durante um evento realizado no Palácio do Planalto nesta quinta-feira (21), o ministro Renan Filho destacou que as otimizações no setor podem gerar uma injeção de até R$ 110 bilhões entre os anos de 2024 e 2026. Essa medida visa transformar obras paralisadas em novos investimentos, além de criar empregos em diversas regiões do país.

Até o momento, 14 contratos de concessão, que enfrentavam dificuldades operacionais, já aderiram ao programa. Esses contratos abrangem rodovias em 13 estados, incluindo Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Durante seu discurso, Renan Filho ressaltou a importância dessas rodovias para o desenvolvimento econômico nacional, apontando que muitas delas estavam com obras paralisadas devido à falta de investimentos.

“A otimização é uma solução consensual e moderna. Uma iniciativa que evita o litígio, dá segurança ao parceiro privado e garante ao Poder Público um fortalecimento nos investimentos”, afirmou o ministro. O programa promete não apenas a rápida execução de obras, mas também a geração de cerca de 1,6 milhão de empregos diretos e indiretos.

O plano inclui a duplicação de aproximadamente 1.500 quilômetros de rodovias, com a expectativa de execução de obras e serviços fundamentais para melhorar a mobilidade e infraestrutura do país. Também serão construídos 19 Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros nas rodovias beneficiadas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, presente no evento, elogiou a abordagem consensual adotada pelo governo, que busca evitar conflitos e garantir a estabilidade econômica. Ele pontuou a necessidade de restaurar o respeito nos processos políticos e administrativos, enfatizando a importância de um país que avance sob um espírito de colaboração.

A atual gestão identificou que muitos contratos de concessão rodoviária enfrentavam desafios significativos, tendo sido assinados na década de 1990 e incapazes de atender ao crescimento das demandas sociais. A nova política de otimização surgiu como resposta a esses desafios, fortalecendo a capacidade do estado em revisar contratos e reativar investimentos que há muito estavam estagnados.

Além de garantir a continuidade das obras, o programa oferece a possibilidade de iniciar novas ações que não estavam previstas nos contratos originais. Os usuários também podem se beneficiar de tarifas mais acessíveis, garantindo que reajustes nas taxas de pedágio ocorram apenas após a conclusão das obras prometidas.

A expectativa é que as otimizações resultem em uma administração mais eficiente dos recursos públicos e na recuperação de setores essenciais para a economia, como o escoamento da produção agropecuária.

Perguntas Frequentes

  1. O que é o Programa de Otimização de Contratos de Concessão de Rodovias?

    • É uma iniciativa do Governo Federal coordenada pelo Ministério dos Transportes que visa revitalizar contratos de concessão de rodovias que enfrentam dificuldades, com potencial de gerar até R$ 110 bilhões em investimentos para melhorar a infraestrutura rodoviária.
  2. Quais rodovias estão incluídas nesse programa?

    • O programa já conta com a adesão de 14 contratos de concessão que abrangem rodovias localizadas em 13 estados brasileiros, incluindo Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
  3. Qual é o impacto esperado em termos de empregos?

    • O programa é estimado para gerar cerca de 1,6 milhão de empregos diretos e indiretos relacionados à execução de obras e serviços nas rodovias beneficiadas.
  4. O que muda para os usuários com as otimizações?

    • Os usuários poderão se beneficiar de tarifas mais acessíveis e reajustes nas taxas de pedágio ocorrerão apenas após a entrega das obras pactuadas.
  5. Qual a diferença entre otimização de contrato e relicitação?
    • A otimização permite a atualização de contratos já existentes com aproveitamento de projetos e licenciamentos válidos, possibilitando o início de novas obras em até 30 dias após a assinatura dos termos aditivos, enquanto a relicitação exige um novo processo licitatório que pode levar anos.

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