A Ouvidoria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) fez história ao participar, pela primeira vez, da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Na sua 21ª edição, o estande da Ouvidoria atraiu um público de mais de 350 pessoas, que puderam obter informações, orientações sobre a plataforma Fala.BR e esclarecimentos sobre a função da Ouvidoria.
A ouvidora Paula Paes Montandon Vasconcelos destacou que a atuação da Ouvidoria vai além do simples acolhimento de denúncias. “Nós somos uma importante ferramenta de participação social que busca promover a transparência, o controle e o pleno exercício da democracia. A Ouvidoria não se limita a receber reclamações, mas também se coloca como um espaço de ouvir ideias, questionamentos e sugestões para aprimorar a administração pública,” afirmou.
Durante o evento, o estande não apenas ofereceu interações com os visitantes, mas também distribuiu mais de mil materiais gráficos, como cartilhas, panfletos e revistas da Turma da Mônica, abordando temas como democracia e cidadania. Essa iniciativa foi fruto de uma parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) através do Projeto Educação Cidadã, e fez bastante sucesso, especialmente entre o público mais jovem.
Para garantir um atendimento eficaz, a Ouvidoria do MCTI contou com a colaboração de oito servidores, que se revezaram em turnos ao longo do evento.