Desde fevereiro de 2024, quando foi lançada a Perícia Conectada pelo Ministério da Previdência Social, 158.813 pessoas foram atendidas remotamente. Essa nova modalidade de atendimento visa aumentar o acesso à perícia médica, especialmente em áreas com falta de profissionais, reduzindo o tempo de espera e evitando que os segurados precisem enfrentar longas viagens para conseguir atendimento.
"Políticas como essa são fundamentais para que o cidadão tenha mais facilidade no acesso aos serviços da Previdência Social. Há idosos que percorrem grandes distâncias para garantir o que lhes é devido: o atendimento necessário para a concessão do benefício. Estamos comprometidos em utilizar a tecnologia para melhorar a vida das pessoas e facilitar esse acesso", declarou o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz.
Ao avaliar os dados nas unidades estaduais, São Paulo se destacou com o maior crescimento no Brasil, contabilizando 47 agências com agenda ativa. No Ceará, as unidades que adotaram a Perícia Conectada foram responsáveis pelo maior número de atendimentos, totalizando 28.359 desde fevereiro de 2024.
A Perícia Conectada, uma iniciativa do Ministério da Previdência em colaboração com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), começou com 57 unidades na região Nordeste, contando com 30 peritos dedicados exclusivamente a requerimentos de Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) para pessoas com deficiência. Desde então, a modalidade foi expandida para outras partes do Nordeste e posteriormente para as regiões Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Além das agências físicas, a Perícia Conectada também está disponível em unidades itinerantes, como o PREVBarco.
Atualmente, o modelo é empregado em perícias iniciais para benefício por incapacidade temporária (anteriormente auxílio-doença) não conformadas em Atestmed, além de avaliações médicas para requerimentos de Benefício de Prestação Continuada (BPC) e revisões destes benefícios.
A Perícia Conectada mantém os mesmos padrões de segurança e sigilo do atendimento presencial, assegurando a privacidade do segurado e a autonomia do perito para decidir sobre a modalidade do atendimento. O requerente tem também a opção de não realizar a perícia remotamente, sendo informado sobre o procedimento e seus direitos por meio de um Termo de Consentimento.
SERVIÇO
Nos dias 30 e 31 de agosto, serão realizados mutirões de perícia conectada nas agências da Previdência Social em todo o país, com 22.499 atendimentos agendados até o momento.
Os segurados que desejam antecipar suas perícias podem ligar para o telefone 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h, ou acessar o serviço pelo Meu INSS, tanto no site como no aplicativo. Ao confirmar o agendamento, o requerente deve comparecer à agência na data e horário marcados, onde a perícia será realizada por videoconferência na unidade do INSS escolhida.
Para mais notícias, acesse o TecMania.