sexta-feira, abril 25, 2025
No menu items!
HomeCarrosPerigos e Consequências de Usar o Pisca-Pisca do Carro Sem Necessidade

Perigos e Consequências de Usar o Pisca-Pisca do Carro Sem Necessidade

Uso do Pisca-Pisca: Perigo à Vista e Pode Custar Caro

Quem costuma dirigir pelas ruas e avenidas do Brasil certamente já presenciou a cena: um carro com o pisca-alerta, ou pisca-pisca, ligado sem motivo aparente. Embora muitos considerem essa prática normal, é importante ressaltar que usar o pisca-alerta "a torto e a direito" pode não apenas causar confusão no trânsito, mas também resultar em multas e outras penalizações.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é claro em seu Artigo 251 sobre as circunstâncias em que o pisca-alerta deve ser utilizado. De acordo com a norma, o condutor pode acionar esse sinalizador somente em situações de imobilização do veículo ou em casos de emergência. Assim, quando um carro está parado por motivo de pane mecânica ou elétrica, a utilização do pisca-alerta é autorizada, e o condutor não está sujeito a penalizações.

Entretanto, o uso indevido desse recurso é visto como infração às normas de trânsito. Além de gerar confusão entre os motoristas que estão ao redor, a penalidade para quem utiliza o pisca-alerta fora das situações permitidas é uma multa de R$ 130,16 e a adição de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Quando o Uso do Pisca-Pisca Não é Recomendado

O pisca-alerta, apesar de parecer um recurso útil em várias situações, não deve ser utilizado em algumas circunstâncias, conforme determina o CTB:

  1. Estacionamento em Local Proibido: Além da multa por uso indevido da sinalização, o condutor sofrerá penalização por estacionar em local não regulamentado.

  2. Carro em Movimento: Muitas pessoas acionam o pisca-alerta ao procurar uma vaga para estacionar ou em condições de baixa visibilidade, como em dias de chuva ou neblina. Entretanto, essa prática também é proibida.

A Importância de Estar Atualizado

A negligência em relação às regras de trânsito pode levar não só a incriminações financeiras, mas também comprometer a segurança no trânsito. Para não ser pego de surpresa, é fundamental que os motoristas estejam sempre cientes da legislação que rege o uso do pisca-alerta e outras sinalizações.

As infrações de trânsito, como estas, têm consequências diretas na carteira de habilitação e no bolso do usuário, e a conscientização é a chave para uma condução mais segura e responsável nas vias.

Fique de olho e evite ser multado! A utilização correta do pisca-alerta não só contribui para a ordem no trânsito, mas também garante a segurança de todos os usuários das vias.

RELATED ARTICLES
- Publicidade -

Most Popular

Recent Comments