domingo, outubro 6, 2024
HomeNotíciasPlayStation 5 Pro pode não incluir geração de quadros com inteligência artificial.

PlayStation 5 Pro pode não incluir geração de quadros com inteligência artificial.

PlayStation 5 Pro tecnologias sem IA
Créditos: PlayStation/Reprodução

A chegada do PlayStation 5 Pro está agitando o mercado de consoles, trazendo a promessa de novas tecnologias e melhorias de desempenho. Entretanto, uma questão importante surge nesse contexto: o novo console da Sony não apresentará uma solução de geração de quadros utilizando Inteligência Artificial, ao contrário do que muitos esperavam.

Segundo especialistas da Digital Foundry, o principal motivo para a não inclusão de tecnologia de Inteligência Artificial, como o DLSS, é o tempo de desenvolvimento. O processo para criar um novo console leva em média quatro anos, enquanto as tecnologias de geração de frames estão surgindo apenas atualmente e, especialmente, em suas primeiras implementações nos consoles.

Nos primeiros meses de lançamento, o PS5 Pro deverá utilizar apenas a tecnologia FSR 3 para a geração de frames em alguns jogos. Apesar disso, se combinada com o PSSR para aprimorar a resolução das imagens, é possível que os resultados sejam bastante impressionantes, semelhante à combinação de DLSS e FSR que vemos em PCs.

PS5 Pro como plataforma para inovações em Machine Learning

É evidente que o hardware destinado ao aprendizado de máquina no PS5 Pro marca o início de um compromisso da Sony em explorar a pesquisa e a implementação de Inteligência Artificial nos jogos.

Os analistas da Digital Foundry também lembram da evolução do PlayStation 4 Pro, que introduziu a renderização em “checkerboard” como um grande avanço, e como essa tecnologia se tornou mais sofisticada ao longo do tempo, beneficiando a qualidade visual dos títulos disponíveis.

  • Veja também: PS5 vs. PS5 Pro: quais as diferenças entre as versões

Com o PSSR e as facilidades para elaboração de técnicas de Machine Learning, os desenvolvedores têm a oportunidade de experimentar novas ferramentas baseadas em IA em seus projetos no PS5 Pro.

Por outro lado, existem críticas em relação a alguns aspectos do novo modelo, como a falta de leitor de discos, a ausência de suporte vertical e o aumento do preço, que são vistos por muitos como retrocessos que ainda precisam de uma justificativa convincente.

O PlayStation 5 Pro será lançado globalmente no dia 7 de novembro deste ano.

Fonte: WCCFTech. Referência: Digital Foundry.

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments