quinta-feira, março 13, 2025
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Porto de Santos Inova ao Transportar Energia Gerada por Sua Própria Hidrelétrica até o Cais

Porto de Santos Leva Energia Gerada pela Própria Hidrelétrica até o Cais

O Porto de Santos, um dos mais importantes do Brasil, está dando um exemplo notável em sustentabilidade com a implantação de tecnologia inovadora que conecta rebocadores a uma fonte de energia limpa. Desde o ano passado, a Usina Hidrelétrica de Itatinga, localizada em Bertioga, começou a fornecer energia elétrica diretamente para o cais do porto, permitindo a eletrificação dos rebocadores que auxiliam na manobra de navios em operação.

Tradicionalmente, esses rebocadores funcionavam com motores a diesel, contribuindo para a emissão significativa de CO₂ e outros poluentes durante as manobras – um desafio ambiental que a indústria naval enfrenta. Com a nova abordagem, cerca de 20 rebocadores que operam no Porto de Santos podem agora se conectar a uma tomada especial, substituindo o uso de combustíveis fósseis por uma fonte de energia renovável. Segundo Rafael Apolinário dos Santos, gerente de utilidade na Autoridade Portuária de Santos, essa é uma iniciativa pioneira: "É o único porto organizado do mundo que possui geração própria de energia com emissão zero de carbono."

O impacto desta transformação é real e mensurável. Estima-se que a iniciativa reduza em até 15% as emissões de CO₂ do Porto, um passo importante rumo a operações mais sustentáveis. Bruno Takano, gerente de Sustentabilidade do Porto de Santos, reforça a importância da mudança: "Quando os rebocadores estão atracados, eles desligam seus motores a combustão e passam a utilizar o excedente energético da Usina de Itatinga para manter em funcionamento seus sistemas de refrigeração e equipamentos." Com isso, não apenas se reduz a poluição do ar, mas também se oferece uma alternativa mais limpa para a movimentação de cargas.

Além dos rebocadores, o Porto de Santos tem planos de expandir esse sistema para todos os navios atracados na região, seguindo uma tendência global de sustentabilidade na indústria marítima. O crescimento do uso de tecnologias limpas é fundamental para mitigar os impactos das mudanças climáticas, e iniciativas como esta são exemplos concretos do que pode ser feito.

Recentemente, o Porto também recebeu o navio CMA CGM Bahia, o primeiro porta-contêiner movido a gás natural liquefeito (GNL) que chega ao Brasil, sinalizando uma evolução nas práticas do setor marítimo e portuário nacional.

A estrutura portuária brasileira segue, assim, em um caminho promissor de sustentabilidade, na esperança de que outras autoridades portuárias do mundo sigam o exemplo do Porto de Santos.

Perguntas Frequentes sobre a Iniciativa de Sustentabilidade do Porto de Santos:

  1. Como funciona o Sistema Onshore Power Supply (OPS)?

    • O OPS permite que os rebocadores se conectem à energia elétrica terrestre proveniente da Usina Hidrelétrica de Itatinga, substituindo o uso de motores a diesel por uma fonte de energia limpa e renovável enquanto estão atracados.
  2. Quais são os benefícios ambientais dessa iniciativa?

    • A iniciativa contribui para uma redução estimada de 15% nas emissões de CO₂, minimizando o impacto ambiental das operações portuárias e promovendo um porto mais sustentável.
  3. Quantos rebocadores estão usando essa nova fonte de energia?

    • Atualmente, cerca de 20 rebocadores das cinco empresas que operam no Porto de Santos estão utilizando a energia da Usina Hidrelétrica de Itatinga através do sistema de eletrificação.
  4. Essa tecnologia será implementada em outros navios também?

    • Sim, a ideia é expandir o fornecimento de energia limpa para todos os navios que atracam na região, com o objetivo de reduzir ainda mais as emissões de gases poluentes.
  5. Qual é a importância da Usina Hidrelétrica de Itatinga para o Porto de Santos?
    • A Usina fornece energia elétrica gerada de forma sustentável, possibilitando que o Porto de Santos se torne um exemplo global de operações portuárias com emissão zero de carbono, promovendo um futuro mais verde para a indústria marítima.

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