A Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Subprefeitura dos Grandes Complexos e da Comlurb, lançou o programa Comunidade de Responsa no Complexo do Jacarezinho, localizado na Zona Norte. A iniciativa, que se concentra no reforço da limpeza regular já realizada diariamente nas comunidades, ocorre até esta sexta-feira (5 de setembro) e foca em áreas críticas de descarte irregular de lixo na região.
Segundo a subprefeita dos Grandes Complexos, Marlí Peçanha, o objetivo é melhorar as condições de vida na comunidade. “São ações que promovem saúde, proporcionam ambientes mais organizados e bem-estar”, comentou.
Cerca de 60 garis e equipes da Subprefeitura estão em ação, realizando serviços como varrição, capina, corte de grama, poda de árvores, remoção de resíduos com pá carregadeira e caminhões, além da lavagem hidráulica de ruas com água de reuso. As atividades começaram na Rua Viúva Cláudio e se expandirão para outras áreas do Jacarezinho, com foco iniciando na Rua do Rio, na esquina com a Travessa Viúva Cláudio.
Para otimizar a operação, estão sendo utilizados cinco caminhões (compactador, satélite, pipa e basculante), um trator e uma van moto bomba, além de equipamentos como pá carregadeira, roçadeiras e sopradores.
Jorge Arraes, presidente da Comlurb, destacou que as comunidades já recebem atendimento diário, mas a ação traz um “capricho extra” para garantir uma limpeza ainda mais efetiva. O programa é dividido em duas etapas: a primeira consiste em vistoriar a região em busca de pontos que necessitam de melhorias, enquanto a segunda volta ao local para realizar os serviços identificados.
O planejamento da operação foi realizado em parceria com a Gerência Executiva Local (GEL) do Jacarezinho e líderes comunitários. Nos meses de julho e agosto, a Subprefeitura e a Comlurb executaram ações semelhantes nos complexos do Lins e de Manguinhos, focando nas comunidades Mandela 1/Embratel, Mandela 2 e Mandela 3/Varginha.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.