No primeiro dia da 77ª Reunião Anual da SBPC, ocorrida de 13 a 19 de julho de 2025 na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Recife (PE), o presidente da Finep, Luiz Antônio Elias, enfatizou a importância da ciência e da inovação para enfrentar as desigualdades regionais no Brasil. A Finep é a patrocinadora oficial do evento e apresenta um estande na ExpoT&C, com projetos que a instituição apoiou.
O discurso de Elias aconteceu durante uma mesa-redonda coordenada por Renato Janine Ribeiro (SBPC/USP), com a participação de Denise Pires de Carvalho (CAPES), Ricardo Galvão (CNPq) e Maria José de Sena (UFRPE).
A apresentação, intitulada “Territórios e Ciência: Diversidades e Desigualdades – Como são tratadas pelas políticas públicas?”, ressaltou que limitar a ciência a um mero motor econômico reduz seu potencial transformador. O presidente defendeu que as políticas de CT&I sejam inclusivas e regionais, atendendo a todas as áreas do país de maneira justa e equitativa.
Elias destacou os investimentos da Finep e do FNDCT, que superaram R$14 bilhões aplicados em universidades e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) nos últimos 15 anos, com suporte a todas as universidades federais e à maioria das estaduais. Ele também evidenciou o aumento significativo dos recursos destinados às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste nos últimos dois anos, resultando em mais de mil projetos contratados. “Esses investimentos são cruciais para promover um desenvolvimento equilibrado e sustentável em todo o país”, afirmou Elias.
Entre os projetos citados estão o barco voador para a Amazônia, centros de bioeconomia, soluções energéticas para microrredes isoladas e pesquisas sobre o uso de DMT para tratar a depressão. Ele também mencionou um edital de R$ 100 milhões lançado em 2024, para viabilizar parques tecnológicos em estados ainda não atendidos.
Por fim, Elias concluiu que as políticas públicas de CT&I devem dialogar com as realidades locais, rejeitando modelos centralizadores. “Integrar regiões desiguais exige valorizar suas potencialidades, e não apenas reproduzir a lógica do centro sobre a periferia”, citou, referindo-se ao renomado economista brasileiro Celso Furtado.
Na parte da manhã, juntamente com a ministra do MCTI, Luciana Santos, o presidente da SBPC, Renato Janine, e outras autoridades, Elias participou da abertura da ExpoT&C, feira de tecnologia da SBPC, e visitaram os estandes do MCTI e da Finep, acompanhados pela diretoria da Financiadora.
Com informações da Finep